REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26077
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCaputi, Débora Rosangela Philomeno-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9507508293387446pt_BR
dc.contributor.advisor1Marin, Alda Junqueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8878122935856466pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-11T20:23:49Z-
dc.date.available2022-05-11T20:23:49Z-
dc.date.issued2022-04-04-
dc.identifier.citationCaputi, Débora Rosangela Philomeno. Formação continuada de diretores de escola: afinal, o que os diretores precisam saber?. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26077-
dc.description.resumoO objetivo desta dissertação foi investigar a relação estabelecida pelo diretor de escola com a formação continuada, as percepções desse profissional sobre o ofertado e a realidade escolar e sobre a contribuição da formação continuada na construção de seu papel. A fundamentação teórica tem por base Lück (2000, 2009 e 2015); Libâneo (2018); Paro (2012 e 2016); Marin (2019); Alonso (1976); Imbernón (2011) e Tardif (2014). Os sujeitos de pesquisa são diretores de escolas daPrefeitura de Guarulhos. A metodologia aplicada na investigação é de Pesquisa Qualitativa. Os dados foram levantados por meio de entrevistas semiestruturadas. A hipótese pressupunha que as diversas dimensões da gestão escolar, principalmente a dimensão pedagógica, são pouco pautadas na formação continuada do diretor de escola. A análise confirmou a hipótese. As três questões geradoras da pesquisa foram: os diretores de escola percebem alguma relação entre a proposta formativa e a realidade escolar? As ações de formação continuada contribuem para a formação da identidade do diretor de escola? Afinal, o que os diretores precisam saber? Após a investigação, os resultados mostraram que: a) os diretores de escola não percebem a relação da formação com a realidade escolar, porém, desejam que esta relação aconteça; b) as ações formativas não trouxeram contribuições aos sujeitos na formação da identidade de diretor de escola; c) o que os diretores precisam saber envolve todas as dimensões da gestão escolar. O estudo é cientificamente relevante por trazer reflexões sobre o campo educacional e esferas de planejamento e execução de políticas públicas, especialmente as que incidem sobre a organização da escola, como campo de atuação dos diretores de escola. Importante elo da política pública e campo profissional abrangente e de caráter decisório, a gestão escolar influencia a qualidade da aprendizagem e do ensino e tem função estrutural na organização da dinâmica escolar. Como sujeito central e não centralizador, o diretor de escola articula e realiza intermediações para alcançar a qualidade de processos educacionais internos e externos à escola, sendo a contínua reflexão crítica e dialógica necessária ao seu fazer pedagógicopt_BR
dc.description.abstractThe objective of this dissertation was to investigate the relationship established by the school principal with continuing education, the perceptions of this professional about the offered and the school reality and about the contribution of continuing education in the construction of their role. The theoretical foundation is based on Lück (2000, 2009 and 2015); Libâneo (2018); Paro (2012 and 2016); Marin (2019); Alonso (1976); Imbernón (2011) and Tardif (2014). The research subjects are school principals of the Guarulhos City Hall. The methodology applied in the research is Qualitative Research. Data were collected through semi-structured interviews. The hypothesis was that the various dimensions of school management, especially the pedagogical dimension, are poorly addressed in the continuing education of school principals. The analysis confirmed the hypothesis. The three research questions were: do school principals perceive any relationship between the educational proposal and the school reality? Do the continuing education activities contribute to the formation of the school principal's identity? After all, what do principals need to know? After the investigation, the results showed that: a) the school directors do not perceive the relationship between the formation and the school reality, but wish that this relationship happens; b) the formative actions did not bring contributions to the subjects in the formation of the school director identity; c) what the directors need to know involves all the school management dimensions. The study is scientifically relevant for bringing reflections on the educational field and the spheres of planning and implementation of public policies, especially those that affect the organization of schools, as a field of action for school principals. As an important link in public policy and a comprehensive professional field, school management influences the quality of learning and teaching and has a structural function in the organization of school dynamics. As a central and not centralizing subject, the school principal articulates and intermediates to achieve the quality of internal and external educational processes to the school, and the continuous critical and dialogical reflection is necessary to his or her pedagogical worken_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedadept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiretor de escolapt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectAdministração escolarpt_BR
dc.subjectSchool directoren_US
dc.subjectContinuing educationen_US
dc.subjectSchool managementen_US
dc.subjectSchool administrationen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleFormação continuada de diretores de escola: afinal, o que os diretores precisam saber?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Débora Rosangela Philomeno Caputi.pdf1,8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.