Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26368
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título: | Educação linguística: uma perspectiva de formação social |
Autor(es): | Gavioli, Wellerson Clemer dos Santos |
Primeiro Orientador: | Palma, Dieli Vesaro |
Resumo: | Este trabalho é uma pesquisa bibliográfica cujo tema trata da concepção de Educação Linguística, bem como de suas características, critérios e implicações. Parte da necessidade de constituição de um ensino de língua materna sólido e significativo de modo a proporcionar uma qualidade de vida aos aprendentesensinantes a fim de transformá-los em poliglotas em seu próprio idioma (BECHARA, 1995), o que consiste em conhecer a riqueza cultural e diversidade brasileira que perpassam pela língua. Além disso, a Educação Linguística é a resposta ideal para sanar os conflitos entre língua e ensino, como também as demandas sociais e educacionais evidenciados por Bagno e Rangel (2005). Para tanto, adotou-se aqui a concepção do Grupo de Pesquisa em Educação Linguística da PUC/SP (GPEDULING) proposta por Palma e Turazza (2014), que tem como objetivo principal formar indivíduos proficientes como seres pensantes-comunicantes. Ademais, serão apresentadas considerações essenciais e exemplos de como direcionar, na prática, as atividades escolares de Língua Portuguesa, tendo como base os gêneros textuais organizados pelo modelo de sequência didática, preconizado por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) |
Abstract: | This work is a bibliographic research whose theme treats the conception of Linguistic Education, as well as its characteristics, criteria and implications. It comes up from the need to establish a solid native language teaching, that is meaningful to provide a quality life for learners-teachers in order to transform them into polyglots in their own language (BECHARA, 1995), which consists in knowing the cultural richness and brazilian diversity that permeate the language. Moreover, Linguistic Education is the ideal answer to resolve conflicts between language and teaching, as well as the social and educational demands evidenced by Bagno and Rangel (2005). For that, the GPEDULING’s (Linguistic Education Research Group), from PUC/SP, conception proposed by Palma e Turazza (2014) was adopted here, which has the main objective of forming proficient individuals as thinking-communicating beings. In addition, essential considerations and examples, of how to direct Portuguese Language school activities into practice, are presented, based on the textual genres organized by the didactic sequence model, preconized by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004 |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Especialização em Língua Portuguesa |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26368 |
Data do documento: | 3-Abr-2021 |
Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Wellerson Clemer dos Santos Gavioli - Monografia.pdf | 788,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.