Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29585
Tipo: | Dissertação |
Título: | Percepções de professores da educação básica sobre a inserção de tecnologias da informação e comunicação na escola pública estadual da cidade de São Paulo |
Autor(es): | Urraro, Josiane Aparecida Bernardino |
Primeiro Orientador: | André, Claudio Fernando |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre os aspectos as percepções de professores sobre a inserção de tecnologias de informação e comunicação, na educação básica na escola pública na cidade de São Paulo. O estudo contempla uma passagem histórica que compreende o período de pandemia da COVID19. O que justifica esse estudo do ponto de vista acadêmico é o fato de que a tecnologia adotada de forma emergencial, transforma as aulas presenciais em hibridas, ressignifica as formas de ensino aprendizagem e a interação entre alunos e professores. Busca responder a seguinte questão problematizadora: como a inserção das ferramentas de tecnologia informação e comunicação alterou a dinâmica das aulas e interação com os alunos? O estudo optou pela metodologia da pesquisa de natureza qualitativa, com origem em dados coletados em reuniões semanais de formação de professores (ATPCA) de ciências da natureza e matemática do ensino fundamental II anos finais. Para a revisão de estudos anteriores foi considerado o período de 2015 a 2021, composto por artigos, teses e dissertações das instituições PUC Banco de teses, Capes, Scielo, Google Acadêmico. Os instrumentos de coleta de dado são questionários e entrevistas com a equipe de ciências da natureza e matemática do ensino fundamental II anos finais. O referencial teórico que sustentam esse trabalho são os conceitos da tecnologia informação e comunicação e da educação. O contexto da pesquisa envolve, no período de pandemia a partir de 2019, 6 professores da equipe de ciências da natureza e matemática, sendo 4 (quatro) professoras de matemática de 2 (duas) professoras de ciências do ensino fundamental II anos finais da escola pública Dr. Paulo Lauro na cidade de São Paulo. Como resultados parciais consideramos, que essa pesquisa contribui para ampliar as discussões sobre as formas de inserção das tecnologias no ambiente escolar no contexto dessa investigação. Como recomendações e sugestões para estudos futuros consideramos a importância de rever os processos no campo educacional, visando interação das tecnologias aos métodos pedagógicos, considerando aspectos de gestão, organização, interação, comunicação e professores envolvidos no processo de ensino aprendizagem |
Abstract: | This research aims to reflect on the aspects and perceptions of teachers about the insertion of information and communication technologies in basic education in public schools in the city of São Paulo. The study contemplates a historical passage that comprises the pandemic period of COVID19. What justifies this study from an academic point of view is the fact that the technology adopted in an emergency way transforms the classroom into a hybrid one, giving new meaning to the ways of teaching and learning and the interaction between students and teachers. It seeks to answer the following problematic question: how has the insertion of information and communication technology tools changed the class dynamics and interaction with students? The study opted for a qualitative research methodology, based on data collected in weekly teacher training meetings (ATPCA) of natural sciences and mathematics in the final years of elementary school II. For the review of previous studies, the period from 2015 to 2021 was considered, consisting of articles, theses and dissertations of the institutions PUC Thesis Bank, Capes, Scielo, Google Academic. The instruments of data collection are questionnaires and interviews with the staff of natural sciences and mathematics of the elementary school II final years. The theoretical reference that supports this work are the concepts of information and communication technology and education. The context of the research involves, in the pandemic period from 2019, 6 teachers of the team of natural sciences and mathematics, being 4 (four) mathematics teachers of 2 (two) science teachers of elementary school II final years of the public-school Dr. Paulo Lauro in the city of São Paulo. As partial results we consider that this research contributes to broaden the discussions about the ways of inserting technologies in the school environment in the context of this investigation. As recommendations and suggestions for future studies we consider the importance of reviewing the processes in the educational field, aiming at the interaction of technologies with pedagogical methods, considering aspects of management, organization, interaction, communication and teachers involved in the teaching learning process |
Palavras-chave: | Tecnologia da informação Ensino hibrido Formação de professores Ambiente digital educacional Information technology Hybrid education Teacher training Digital educational environment |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital |
Citação: | Urraro, Josiane Aparecida Bernardino. Percepções de professores da educação básica sobre a inserção de tecnologias da informação e comunicação na escola pública estadual da cidade de São Paulo. 2022. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29585 |
Data do documento: | 5-Set-2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Josiane Aparecida Bernardino Urraro.pdf | 990,3 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.