REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
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dc.creatorPassos, Sílvia Regina Nazaré Camilo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5290446944104521pt_BR
dc.contributor.advisor1Hessel, Ana Maria Di Grado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2150241303883701pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-03T18:39:47Z-
dc.date.available2022-11-03T18:39:47Z-
dc.date.issued2022-09-08-
dc.identifier.citationPassos, Sílvia Regina Nazaré Camilo. Interpretação e apropriação dos resultados dos processos avaliativos em rede e o uso de sistemas digitais: implementação do Índice de Desenvolvimento da Educação Paulistana. 2022. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29609-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo analisar as avaliações em larga escala realizadas pela Secretaria Municipal de Educação de São de Paulo (SME/SP) e os impactos causados na gestão escolar do município pela criação, a partir de 2019, do Índice de Desenvolvimento da Educação Paulistana (IDEP). Essa análise pode trazer avanços e contribuir com o desenvolvimento de serviços digitais e de ferramentas tecnológicas para atender às necessidades da comunidade escolar, fortalecer o controle das políticas educacionais e da aplicação de recursos por parte da gestão e da sociedade. Propôs-se, nesse sentido, o recorte de uma das iniciativas da SME/SP, no que tange aos mecanismos de coleta de dados da aprendizagem, a partir da aplicação das avaliações externas e em larga escala. Assume-se como hipótese que o uso apropriado dos resultados das avaliações pelos gestores escolares, a implementação de um sistema de gerenciamento de dados e a criação de um indicador de desempenho podem ajudar a melhorar o trabalho de todos na escola e, consequentemente, o desempenho dos alunos. A presente investigação busca também propor reflexões que gerem mudanças na proposta de ensino, em torno de uma concepção ampliada da política pública da avaliação em larga escala, entendendo os dados como informações importantes para (re)pensar estratégias de ensino, que podem contribuir, para que os estudantes conquistem os níveis mais avançados de proficiência. A metodologia escolhida foi a pesquisa qualitativa, por meio de um estudo exploratório, tendo como categorias fundamentais a avaliação em larga escala e a formulação de políticas públicas. Nesse sentido, o questionamento parte de como são realizadas a apropriação e as reflexões sobre essas avaliações e de que modo a criação de um indicador municipal pode contribuir para melhoria da qualidade da educação nos municípios, além de indicar fatores que interferem na utilização desses resultados pelos gestores escolares. A pesquisa revela a importância da criação de indicadores cada vez mais complexos e adequados à realidade de cada território, de modo a voltar mais rapidamente para as escolas com a mudança das práticas educacionais. Como resultado, a premissa de que a identificação cada vez mais precisa de dados educacionais possibilita corrigir rotas e identificar intervenções pontuais com vistas à melhoria da qualidade do ensino, servindo sobremaneira para a (re)formulação de políticas públicas educacionais a curto, médio e longo prazo foi validadapt_BR
dc.description.abstractThe objective of this paper is to analyze the large-scale assessment tests carried out by the Office Department of Education at São Paulo city and the impacts caused on the city school management by the establishment of the São Paulo Education Development Index, since 2019. That analysis can get advances and collaborate to the improvement of digital services and technological tools to meet the needs of the school network, strengthen the control on the education policies and the application of resources by management and community. It was proposed, that way, to cut out one of the initiatives of the Office Department of Education at São Paulo city, about the mechanisms of data collection of learning, from the application of external and largescale assessment. Considering the appropriate use of assessment results by school managers, the implementation of a data management system and the creation of a performance indicator can help improve the job of all in school and, consequently, the performance of students, besides proposing collective reflections that result changes in the teaching proposal, around an expanded conception of the public policies of largescale assessment, understanding the data as important information to (re)think learning strategies, involving a multidiscipline team, which can contribute, in the middle term, to students achieving the most advanced levels of proficiency. The methodology chosen was the qualitative research, through an exploratory study, having a fundamental category the large-scale assessment and the formulation of public policies. In that case, the question is based on how the appropriation and reflections on those evaluations are carried out and how the creation of a municipal indicator can contribute, throughout the educational process, for improving the quality of education in the cities, besides indicating factors that interfere in the use of those results by school managers of the cities network education. The research reveals the importance of creating increasingly complex indicators and appropriate to the reality of each site, in order to return more quickly to schools with the change of educational practices that, possibly, were not satisfactory, making possible, thus, to correct routes and identify specific interventions with a goal improving the quality of teaching, providing a great way for the (re)formulation of educational public policies in the short, middle, and long termen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digitalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliação externapt_BR
dc.subjectGestão de resultadospt_BR
dc.subjectSistemas de avaliaçãopt_BR
dc.subjectLearning evaluationen_US
dc.subjectExternal evaluationen_US
dc.subjectResults managementen_US
dc.subjectEvaluation systemsen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.titleInterpretação e apropriação dos resultados dos processos avaliativos em rede e o uso de sistemas digitais: implementação do Índice de Desenvolvimento da Educação Paulistanapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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