REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30879
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Camila Cândido-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2842820762700787pt_BR
dc.contributor.advisor1Ronca, Antonio Carlos Caruso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1748562868539196pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-03T14:51:18Z-
dc.date.available2023-02-03T14:51:18Z-
dc.date.issued2022-11-09-
dc.identifier.citationRodrigues, Camila Cândido. O engajamento acadêmico de estudantes de ensino superior privado. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30879-
dc.description.resumoEste estudo discute o engajamento acadêmico de estudantes de ensino superior. Teve como objetivo conhecer os fatores que influenciam o engajamento acadêmico do estudante de instituições de ensino superior privado a partir da sua própria perspectiva. A temática se mostra importante já que engajamento acadêmico e permanência do estudante no ensino superior possuem uma relação estreita. Ou seja, quanto mais o aluno é engajado, conquista uma maior clareza do que quer e assim segue em busca de seu objetivo, tornando seu percurso formativo mais significativo e reduzindo a possibilidade de desistir. Além disso, à medida que percebe suas conquistas de aprendizado e de seus objetivos, o estudante se torna mais engajado. A revisão da literatura demonstra que as Instituições de Ensino Superior (IES) devem promover experiências engajadoras para seus estudantes, apoiá-los em suas dificuldades e oportunizar a aprendizagem significativa. Também aponta que o estudante precisa empenhar-se em seus compromissos acadêmicos ao longo da graduação. E que o engajamento acadêmico dos estudantes envolve três dimensões: afetiva, cognitiva e comportamental. Como procedimento de coleta de dados foram aplicados questionários para conhecer previamente o perfil dos estudantes selecionados para amostra. Posteriormente, foram entrevistados 5 estudantes que estavam cursando o primeiro ano da graduação de Psicologia de uma IES da cidade de São Paulo. As entrevistas foram analisadas com base na metodologia de Análise de Conteúdo. Assim, a partir da perspectiva dos estudantes, foi possível compreender que o engajamento acadêmico no ensino superior abarca fatores relacionados ao olhar dos próprios estudantes para suas perspectivas futuras de carreira, aspirações pessoais, e o envolvimento afetivo em suas experiências vividas durante o percurso acadêmico e com a comunidade acadêmica. Também, como a construção do aprendizado gera sensação de satisfação e nutre a vontade de aprender mais. E ainda que envolve necessidade de escolhas por parte do estudante, esforço e participação ativa nas atividadespt_BR
dc.description.abstractThis study discusses the academic engagement of higher education students. Its purpose was to know the factors that influence the academic engagement of students in private higher education institutions from their own perspective. The theme is important since academic engagement and student permanence in higher education have a close relationship. That is to say, the more the student is engaged, the clearer become his goals, and thus he goes on for his objective, making his education path more meaningful and reducing the possibility of giving up. Furthermore, as the students realize their learning and goals achievements, they become more engaged. The literature review demonstrates that Higher Education Institutions should promote engaging experiences for their students, support them in their difficulties and provide opportunities for meaningful learning. It also points out that the student needs to commit to their academic responsibilities throughout their graduation, and, moreover, that the academic engagement of students involves three dimensions: affective, cognitive and behavioral dimension. As data collection procedure, questionnaires were employed to previously know the profile of the students selected for the sample. Subsequently, 5 students who were attending the first year of undergraduate Psychology at a Higher Education Institution in the city of São Paulo were interviewed. The interviews were analyzed based on the Content Analysis methodology. Therefore, from the students’ perspective it was possible to understand that academic engagement in Higher Education encompasses factors related to the students’ own view of their future career prospects, personal aspirations and affective involvement with their experiences during their academic career and with the academic community. In addition to that, we understood how the construction of the learning process generates a feeling of satisfaction and nourishes the desire to learn more, while it involves the necessity of the student to make choices, exerting effort and active participation in activitiesen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngajamento acadêmico, envolvimento acadêmicopt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectInstituições de Ensino Superior privadaspt_BR
dc.subjectAcademic engagementen_US
dc.subjectAcademic involvementen_US
dc.subjectStudentsen_US
dc.subjectHigher Educationen_US
dc.subjectPrivate higher education institutionsen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleO engajamento acadêmico de estudantes de ensino superior privadopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Camila Cândido Rodrigues.pdf725,15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.