REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação nas Profissões da Saúde
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32198
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação do modelo de capacitação teórico-prática em hemorragia pós-parto: análise do conhecimento prévio e posterior à intervenção educativa
Autor(es): Solha, Sara Toassa Gomes
Primeiro Orientador: Sampaio Neto, Luiz Ferraz de
Resumo: Introdução: A Morte Materna (MM) é evento trágico de alcance global e situação de enfrentamento complexo e desafiador. Quase a totalidade destas mortes ocorrem em países pobres ou em desenvolvimento, sendo a grande maioria evitáveis. A hemorragia pós-parto (HPP) figura entre as principais causas deste dramático cenário. A demora pela decisão de procura, a dificuldade de acesso aos locais de atendimento e a morosidade na identificação e manejo destas complicações acarretam desfechos trágicos. A capacitação de profissionais envolvidos no atendimento às pacientes com HPP, com intervenções educativas baseadas em condutas cientificamente reconhecidas, sem dúvida é estratégia para reduzir estes índices, estabelecendo um ciclo contínuo de melhorias e um aculturamento institucional visando atendimento seguro e de excelência. Objetivo: Realizar capacitação educativa sobre o adequado manejo obstétrico em casos de HPP, para médicos residentes e enfermeiras obstetras do Hospital Santa Lucinda PUC/SP. Materiais e Método: Trata-se de estudo transversal, observacional, prospectivo, quantitativo com intervenção educativa e reavaliação sobre conhecimentos específicos de médicos residentes e enfermeiras obstetras. Em dois momentos presenciais, foi aplicado questionário (pré e pós capacitação), vídeo educativo, aula expositiva e discussões sobre condutas realizadas (debriefing). O mesmo questionário foi reaplicado, após dois meses da intervenção, para avaliação de médio prazo. Todos os participantes foram devidamente informados e assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido. As reuniões congregaram os dois grupos (médicos e enfermeiras) simultaneamente, porém dois modelos de questionários foram aplicados. Resultados: Obteve-se incremento na performance de acertos do grupo de médicos residentes e enfermeiras obstetras quando avaliados o total de respostas em todas as etapas conjuntamente com nível de significância de 5 % (grau de confiança 95 %). Ademais, quando as etapas foram pareadas, observouse que a diferença estatística se fez presente após a intervenção educativa e ainda que, a médio prazo, não se observou diferença na taxa de acertos obtida entre a etapa 2 e etapa 3 significando não haver perda do incremento na taxa de acertos mesmo após dois meses da intervenção educativa
Abstract: Introduction: Maternal mortality (MM) is a tragic event of global reach and a complex and challenging situation. Almost all these deaths occur in poor or developing countries, the vast majority being preventable. Postpartum hemorrhaged (PPH) is among the main causes of this dramatic scenario. The delay in making the decision to seek care, the difficulty in accessing care facilities and the delay in identifying and managing these complications lead to tragic outcomes. The training of professionals involved in the care of patients with PPH, with educational interventions based on scientifically recognized conduct are undoubtedly strategies to reduce these rates, establishing a continuous cycle of improvements and institutional acculturation aimed at safe and excellent care. Objective: To perform educational training on the appropriate and current obstetric management in cases of PPH, for resident physicians and obstetric nurses at Hospital Santa Lucinda PUC/SP. Materials and Method: This is a cross-sectional, observational, prospective, quantitative study with educational intervention and reassessment of specific knowledge of resident physicians and obstetric nurses. In two face-to-face moments, a questionnaire was applied (pre and post training), an educational video, an expository class and discussions on the conducts carried out (debriefing). The same questionnaire was reapplied two months after the intervention for medium-term evaluation. All participants were duly informed and signed the free and informed consent form. The meetings brought together the two groups (physicians and nurses) simultaneously, but two models of questionnaires were applied. Results: There was an increase in the performance of correct answers in the group of resident physicians and obstetric nurses when the total responses in all stages were evaluated together with a significance level of 5% (95% confidence level). Furthermore, when the steps were paired, it was observed that the statistical difference was present after the educational intervention and even though, in the medium term, there was no difference in the rate of correct answers obtained between step 2 and step 3, meaning there was no loss of the increase in the rate of correct answers even after two months of the educational intervention
Palavras-chave: Hemorragia pós-parto
Mortalidade materna
Educação em Saúde
Segurança do paciente
Postpartum hemorrhage
Maternal mortality
Health Education
Patient safety
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde
Citação: Solha, Sara Toassa Gomes. Avaliação do modelo de capacitação teórico-prática em hemorragia pós-parto: análise do conhecimento prévio e posterior à intervenção educativa. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação nas Profissões da Saúde) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sorocaba, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32198
Data do documento: 3-Mar-2023
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