REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39556
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBelloube, Fabiano Garcia Mascarenhas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1047895633250193pt_BR
dc.contributor.advisor1Coutinho, Suzana Ramos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5740289479298880pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-06T15:35:32Z-
dc.date.available2023-10-06T15:35:32Z-
dc.date.issued2023-09-11-
dc.identifier.citationBelloube, Fabiano Garcia Mascarenhas. O Deus das urnas: discurso religioso nas campanhas de Lula e Bolsonaro à Presidência em 2022. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39556-
dc.description.resumoNa eleição presidencial de 2022, empregou-se sistematicamente o discurso religioso com vistas à captação de um segmento do eleitorado de recordista influência sobre a política institucional (“religiosos politizados”, i.e., eleitores cujo apoio a candidatos baseia-se principalmente em razões de natureza religiosa). Esta pesquisa propõe investigar de que maneiras estratégias de discurso empregadas pelos dois principais candidatos à presidência frente a este público convergiram e de que maneiras divergiram. Para isso, a análise de cada turno eleitoral foi dividida em dois momentos: primeiro, um mapeamento de incentivos de cada candidato, em que foi empregada uma adaptação da Teoria do Seletorado preconizada por Bueno de Mesquita et al; depois, uma análise conteudística dos discursos baseada em seis eixos de análise autorais. Em relação ao primeiro turno, concluiu-se que ambos os candidatos empregaram ferramentas de discurso emelhantes, mas em proporções diferentes a depender dos incentivos políticos incididos sobre cada um. No segundo turno, tais proporções aproximaram-se a ponto de serem virtualmente semelhantes. Não obstante, ainda que ferramentas discursivas em si tenham sido análogas, concluiu-se que seu conteúdo divergiu consideravelmente de um candidato a outro (p. ex.: ambos os candidatos buscaram associar agendas políticas à doutrina cristã, mas em relação a pautas antagônicas)pt_BR
dc.description.abstractThroughout the 2022 presidential election, religious discourse was systematically employed to capture a segment of the electorate with record influence on institutional politics ("politicized religious voters", i.e., voters whose support for candidates is based mainly on religious reasons). This research proposes to investigate in which ways discourse strategies employed by the two main presidential candidates towards this audience converged and in which ways they diverged. To this end, the analysis of each electoral round was divided into two moments: first, a mapping of each candidate's incentives, in which an adaptation of the Selectorate Theory advocated by Bueno de Mesquita et al was employed; then, a contente analysis of the speeches based on six authorial axes of analysis. In relation to the first round, it was concluded that both candidates used similar discourse tools, but in diferente proportions depending on the political incentives on each one. In the second round, these proportions approached the point of being virtually similar. Nevertheless, although discursive tools themselves were analogous, it was concluded that their content differed considerably from one candidate to another (e.g., both candidates sought to associate political agendas with Christian doctrine, but in relation to antagonistic agendas)en_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religiãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEleição presidencial de 2022pt_BR
dc.subjectDiscurso religiosopt_BR
dc.subjectCampanhas eleitoraispt_BR
dc.subjectSociologia políticapt_BR
dc.subjectCiência da religiãopt_BR
dc.subject2022 Brazil presidential electionen_US
dc.subjectReligious discourseen_US
dc.subjectElectoral campaignsen_US
dc.subjectPolitical sociologyen_US
dc.subjectReligious studiesen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICASpt_BR
dc.titleO Deus das urnas: discurso religioso nas campanhas de Lula e Bolsonaro à Presidência em 2022pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fabiano Garcia Mascarenhas Belloube.pdf1,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.