REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40020
Tipo: Dissertação
Título: Os impactos da pandemia da COVID-19 sobre a educação brasileira: balanço tendencial das dissertações e teses
Autor(es): Souza, Marcela Rodrigues do Nascimento
Primeiro Orientador: Bueno, José Geraldo Silveira
Resumo: O objetivo deste estudo foi o de examinar os impactos causados pela pandemia da Covid-19 sobre a educação escolar brasileira, por meio de balanço tendencial de teses de doutorado e dissertações de mestrado presentes no Catálogo de Teses e Dissertações CAPES, no período de 2020 a 2022, no intuito de verificar as iniciativas da universidade brasileira no imediato período em que a pandemia se disseminou pelo País. Pelo emprego do descritor "Covid-19 AND educação" foram selecionadas, inicialmente, 376 produções, as quais, após a supressão das que não se voltaram especificamente para análise da relação investigada, resultou em corpus documental de 183 teses e dissertações. Tendo como apoio teórico as contribuições do materialismo cultural de Williams (1980), investigou-se as autorias institucionais (programa de pós-graduação, instituição de ensino superior e área de conhecimento), os focos específicos e os procedimentos utilizados. Os dados encontrados foram organizados em tabelas e gráficos, os quais, por meio da utilização do software de tratamento estatístico Sphinx iQ2, evidenciaram o esforço das IES públicas e privadas (com destaque para as primeiras) na busca de elementos que pudessem contribuir para a diminuição dos efeitos da pandemia sobre a educação escolar, por meio de uma diversidade de perspectivas, que compuseram um conjunto substantivo de análises e proposições para a superação desses efeitos
Abstract: The objective of this study was to examine the impacts caused by the Covid-19 pandemic on Brazilian school education, through a trend balance of doctoral theses and master's dissertations present in the Catalog of Theses and Dissertations CAPES in the period from 2020 to 2022, in order to verify the initiatives of the Brazilian university in the immediate period in which the pandemic spread across the country. Using the descriptor "Covid-19 AND education", 376 productions were initially selected, which, after deleting those that did not return specifically for analysis of the investigated relationship, resulting in a documentary corpus of 183 theses and dissertations. Having as theoretical support the contributions of cultural materialism by Williams (1980), we investigated the institutional authorship (graduate program, higher education institution and area of knowledge), specific focuses and procedures were investigated. The data found were organized in tables and graphs, which, through the use of the statistical treatment software Sphinx iQ2, showed the effort of public and private higher education institutions (especially the former) in the search for elements that could contribute to minimization of the effects of the pandemic on school education, through a diversity of perspectives, which made up a substantive set of analyzes and proposals for overcoming these effects
Palavras-chave: Educação escolar
Desigualdades sociais
Pesquisa educacional
Pesquisa bibliográfica
School education
Social inequalities
Educational research
Bibliographic research
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Citação: Souza, Marcela Rodrigues do Nascimento. Os impactos da pandemia da COVID-19 sobre a educação brasileira: balanço tendencial das dissertações e teses. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40020
Data do documento: 16-Out-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcela Rodrigues do Nascimento Souza.pdf1,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.