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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40733| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Racionais Mc’s: a arte musical como instrumento revolucionário, ativismo político e social |
| Autor(es): | Turato, Diego Oliveira |
| Primeiro Orientador: | Véras, Maura Pardini Bicudo |
| Resumo: | O objetivo da pesquisa é apresentar o grupo de rap Racionais Mcs como um grupo de música revolucionário, que utilizam da arte, do ativismo político e social para conscientizar, mobilizar, no sentido de profundas transformações sociais no Brasil. O movimento iniciou-se na cidade de São Paulo, a partir das suas periferias e favelas. Dessa forma, o rap e o grupo analisado podem ser vistos com uma tripla origem: as camadas populares das periferias paulistanas , da arte combativa ligada ao samba e ao negro, segmento relegado na cidade e no mercado de trabalho desde a abolição e das frações pauperizadas das classes trabalhadoras. Como metodologia é feita uma análise crítica nos seis álbuns oficiais lançados pelo grupo, sendo essa análise dividida em dois capítulos, o capítulo dois que trabalha os três primeiros álbuns, apontando o início da luta por uma sociedade melhor tendo a arte como arma revolucionária, objetiva a consolidação da luta contra as desigualdades, analisando os três últimos álbuns. A pesquisa confirma o ativismo político e social dos rappers, tomando como referência uma bibliografia especializada do ponto de vista acadêmico, do ângulo da ciência política e da sociologia. Analisando as letras e poesia constantes dos álbuns e destacadas as direções críticas e emancipadoras dessa produção litero musical em relação à sociedade atual, demarcando as sementes de transformação necessária de futuros desejáveis quanto à equidade e justiça. O texto discorre de forma analítica, mostrando objetividade dos compositores em promover revolução na democracia, sendo esta revolução uma revolução no sentido cultural, conscientizando o povo periférico para a luta de classes. A produção dos Racionais MCs é analisada com bibliografias que dialogam com a utopia de uma sociedade mais justa, tendo autores como: Marcuse, Miguel Chaia, Florestan Fernandes entre outros. Da mesma forma que Karl Marx e Florestan Fernandes usaram a escrita e a praxis no sentido de conscientizar (análise sociológica crítica) e mover a classe trabalhadora a transforrmações radicais e revolucionárias, os Racionais MCs escrevem, cantam, declamam suas poesias, colocam batidas de rap e hip hop e levam suas composições a milhões de pessoas com o mesmo interesse buscando libertar o oprimido do opressor |
| Abstract: | The objective of the research is to present the rap group Racionais Mcs as a revolutionary music group, which uses art, political and social activism to raise awareness and mobilize towards profound social transformations in Brazil. The movement began in the city of São Paulo, from its outskirts and favelas. In this way, rap and the group analyzed can be seen with a triple origin: the popular layers of the outskirts of São Paulo, the combative art linked to samba and black people, a segment relegated in the city and in the job market since abolition, and the pauperized fractions of the working classes. As a methodology, a critical analysis is carried out on the six official albums released by the group, with this analysis divided into two chapters, chapter two which deals with the first three albums, pointing out the beginning of the fight for a better society with art as a revolutionary, objective weapon. the consolidation of the fight against inequalities, analyzing the last three albums. The research confirms the political and social activism of rappers, taking as reference a specialized bibliography from an academic point of view, from the angle of political science and sociology. Analyzing the lyrics and poetry contained in the albums and highlighting the critical and emancipatory directions of this literary musical production in relation to current society, demarcating the seeds of necessary transformation of desirable futures in terms of equity and justice. The text speaks in an analytical way, showing the composers' objectivity in promoting a revolution in democracy, this revolution being a revolution in the cultural sense, raising peripheral people's awareness of the class struggle. The production of Racionais MCs is analyzed with bibliographies that dialogue with the utopia of a fairer society, with authors such as: Marcuse, Miguel Chaia, Florestan Fernandes, among others. In the same way that Karl Marx and Florestan Fernandes used writing and praxis to raise awareness (critical sociological analysis) and to sensitize people and move the working class towards radical and revolutionary transformations, the Racionais MCs write, sing, recite their poetry, they put rap and hip hop beats and take their compositions to millions of people with the same interest, seeking to free the oppressed from the oppressor |
| Palavras-chave: | Racionais Mcs Revolução Arte Política Ativismo Racionais Mcs Revolution Art Politics Activism |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Sociais |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais |
| Citação: | Turato, Diego Oliveira. Racionais Mc’s: a arte musical como instrumento revolucionário, ativismo político e social. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40733 |
| Data do documento: | 11-Dez-2023 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
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