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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4247
Tipo do documento: Tese
Título: As transformações da festadança de São Gonçalo de Amarante nas barrancas do São Francisco: tradição e mídia
Autor: Souto, Maria Generosa Ferreira
Primeiro orientador: Ferreira, Jerusa Pires
Resumo: A pesquisa tem como objetivo discutir em que medida se deram as transformações da Festadança de São Gonçalo de Amarante, perquirindo a Tradição e a Mídia. É uma festa votiva, que insiste e persiste em continuar viva, no Alto Médio São Francisco, em Minas Gerais, precisamente na cidade de São Francisco. Pretende, ainda, contribuir para a compreensão do repertório dos barranqueiros através da textura de movimentos, danças, imagens, cantoria e misticismo, enquanto corpo misto entre linguagem dialógica e performática dos sujeitos. De um lado, acompanha a cultura tradicional, por outro observa a interferência direta das Mídias impressa e eletrônica. Nos circuitos de linguagem da dança religiosa, a palavra adquire gestos simbólicos apropriados, reiterando um agenciamento sígnico entre a voz e o gesto e afirmando que a palavra pronunciada não existe (como o faz a palavra escrita) num contexto puramente verbal. Na fronteira entre dois domínios semióticos, o gesto dá conta do fato de que uma atitude corporal encontra seu equivalente numa inflexão de voz, e vice-versa, continuamente. Depreendeu-se que a resistência que nos desafia é capaz de acertar, suscitar e manter nossa potência de conhecimento na realidade, através dum embricamento de vozes, numa cultura poliforma. Observa-se a articulação entre a dança festiva de São Gonçalo e o processo da construção identitária do povo do Vale do São Francisco. E, ainda, discute-se os aspectos que se seguem: a) No processo de transformação, como se constroem as imagens da Festa de São Gonçalo de Amarante, no Vale do São Francisco e como se articula com os diversos significados b) Em que medida os significados da festa são absorvidos pelos atores e pelos barranqueiros do São Francisco c) Que instâncias mediadoras de sentido entretecem a teia discursiva na festa, enquanto pagamento de promessa. d) A Festa de São Gonçalo de Amarante, por meio das mediações da sua teia significativa, permite a re-elaboração das noções de identidade regional e da cultura local. e) De que maneiras são integradas e reforçadas as interações entre as imagens da Festa de São Gonçalo e os laços simbólicos com o imaginário coletivo local ? f) Observar se o discurso literário se sobrepõe ao religioso.g) Verificou-se que a fé do povo barranqueiro do Velho Chico faz com que os males se curem através da Festadança de São Gonçalo, em ocasião da paga de promessa
Abstract: The objective of this study is to discuss in which ways the Festadança de São Gonçalo de Amarante , a celebration of promise, that still persists in the middle regions of the São Francisco river, in Minas Gerais, especially in the city of São Francisco, has transformed and contributed to the comprehension of the barranqueiros (those who dwell on the banks of the river) repertoire in a texture of movements, dances, images, singing and mysticism, while corpus mistus (crossing the boundaries) between language, dialect and the performance of the subjects involved. In the circuits of religious dance language, words aquire appropriate symbolic gestures. Paul Zumthor (1993) reiterates that signs or symbols assigned and divided between the voice and gesture confirm that the pronounced words do not exist (as does a written word) in a purely context. In the frontier between the two mediums of semiotic domination, the gestures transmit the fact that a corporal attitude constantly finds its equivalent in an inflection of the voice, and vice versa. From this it can be deduced that the resistance which challenges us in capable of finding, provokind, and maintaining our knowledge of the potency of reality, through a cacophony of voices, and then being transformed into a cultural poliform. I have attempted to establish an articulation between the dance festival of São Gonçalo and its identifiable construction process by the people of the São Francisco valley. I have also discussed the aspects that folow: a) In the transformation process, how were the images of the Festa de São Gonçalo de Amarante , in the São Francisco valley constructed and how do they articulate between diverse meanings. B) By what measure are the meanings of the celebration absorbed by the actors and by the barranqueiros of the São Francisco. C) In what way are the interactions between the images of the celebration of São Gonçalo integrated and reinforced and what are the symbolic ties with the local collective imagination. D) The celebration of São Gonçalo de Amarante, through mediations of its significant spinning, permits an elaboration of regional and local notions of cultural identity. E) In what way are the interactions between the images of the celebration of São Gonçalo integrated and reinforced and what are the images of the symbolic ties with the local collective imagination. F) Observe in the discussion of the São Francisco river cures their afflictions upon fulfilling their promises through the Festadança de São Gonçalo
Palavras-chave: Festa votiva
Oralidade
Memória
Cultura
Tradição
Mídia
Promise fest
Oral sources
Memory
Culture
Tradition
Middle
Dança de São Gonçalo
Danças folclóricas brasileiras
Área(s) do CNPq: CNPQ::
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Souto, Maria Generosa Ferreira. As transformações da festadança de São Gonçalo de Amarante nas barrancas do São Francisco: tradição e mídia. 2005. 296 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4247
Data de defesa: 29-Aug-2005
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

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