???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4256
Tipo do documento: Tese
Título: A administração da identidade: um estudo semiótico da comunicação e da cultura nas organizações
Autor: Iasbeck, Luiz Carlos Assis 
Primeiro orientador: Baitello Junior, Norval
Resumo: A identidade das organizações empresariais com os seus públicos é aqui analisada como fator emergente nas relações produtivas entre discurso e imagem. Na trama semiótica que permeia e orienta tais relações, o discurso materializa-se nos diversos textos culturais que as organizações produzem. A imagem é formada no âmbito da recepção, pela interação dos estímulos do discurso com o repertório cultural e o imaginário do consumidor. A identidade, concebida como o espaço das afinidades num território de diferenças, desafia as possibilidades administrativas, ao mesmo tempo em que evidencia a premência de uma consciência semiótica aguçada capaz de operar, nos limites do controle e da intuição, o processo da comunicação empresarial
Abstract: The identity of corporate organizations, perceived by their publics, is herein analysed as a emerging agent in the productive relations between discourse and image. In the semiotics web that surrounds and orientates such relations, the discourse becomes lively in the several cultural texts produced by organizations. The image is formed in the scope of reception, through the interaction between the stimuli of corporations discourse and the cultural repertoire as well as the imaginary of the customer. The identity, conceived as the space of affinities in a territory of diferences, challenges the administrative possibilities, at the same time that makes evident the urgency of a sharp semiotics awareness capable to process the corporate communication, in the bounderies of control and intuition
Palavras-chave: Identidade empresarial
Imagem da empresa
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Iasbeck, Luiz Carlos Assis. A administração da identidade: um estudo semiótico da comunicação e da cultura nas organizações. 1997. 342 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1997.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4256
Data de defesa: 30-Nov-1997
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luiz Carlos Assis Iasbeck.pdf19,06 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.