Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42872
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Lima, Danillo Costa | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5356124685180282 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Perine, Marcelo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3168760440715752 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-08T17:40:22Z | - |
dc.date.available | 2024-11-08T17:40:22Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-29 | - |
dc.identifier.citation | Lima, Danillo Costa. O papel lógico-epistemológico da autoconsciência na filosofia sânscrita clássica. 2024. Tese (Doutorado em Filosofia) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42872 | - |
dc.description.resumo | Esta investigação se concentra na problemática da natureza do autoconhecimento e na interdependência epistêmica entre o autoconhecimento e o conhecimento do mundo, para a qual duas abordagens primárias são possíveis: priorizar o ser para explicar o conhecimento (como exemplificado por Nyāya-Vaiśeṣika) ou priorizar o conhecimento para explicar o ser (como visto em Yogācāra, Sāṁkhya e Vedānta). Na primeira, o filósofo procede elaborando os meios para conhecer o ser e as categorias nas quais o ser pode ser pensado, para posteriormente aplicar esses meios e categorias para se compreender; na segunda, o filósofo começa por esclarecer sua própria autorreflexividade para então derivar dela os meios pelos quais ele pode conhecer e as categorias dentro das quais o que ele conhece deve se encaixar. Constata-se que essas duas abordagens se baseiam em dois modelos distintos de autoconsciência: uma teoria intencional ou de ordem superior (anuvyavasāya) e uma autoconsciência pré-reflexiva (svasaṁvedana). A escola Pratyabhijñā, ou a “Escola do Reconhecimento”, surge no cerne deste debate e oferece uma forma única de síntese dessas abordagens, pois, embora pertencendo ao segundo campo, busca recuperar e justificar transcendentalmente o projeto filosófico do primeiro, dando origem a uma filosofia epistemicamente construtivista e fenomenológica, com um modelo de lógica transcendental e dialética que é pragmatista e pan-semiótica | pt_BR |
dc.description.abstract | This investigation focuses on the problematic of the nature of self-knowledge and the epistemic interdependence between self-knowledge and world-knowledge, for which two primary approaches are possible: either prioritizing being to explain knowledge (as exemplified by Nyāya-Vaiśeṣika) or prioritizing knowledge to explain being (as seen in Yogācāra, Sāṁkhya and Vedānta). On the former, the philosopher proceeds by devising the means for knowing being and the categories in which being may be thought, so as to subsequently proceed to apply these means and categories to understand himself; if the latter, the philosopher begins by clarifying his own self-awareness so as to then derive from it the means by which he can know and the categories within which what he knows must fall. It is found that these two approaches rely on two distinct models of selfconsciousness: an intentional or higher-order theory (anuvyavasāya) and a pre-reflexive self-awareness (svasaṁvedana). The Pratyabhijñā school, or the “School of Recognition”", comes at the crust of this debate and offers a unique form of synthesis of these approaches in that, while belonging to the latter camp, it seeks to transcendentally recover and justify the philosophical project of the former, giving rise to a philosophy that is epistemically constructivist and phenomenological, with a model of transcendental and dialectical logic that is pragmatist and pan-semiotic | en_US |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Autoconsciência | pt_BR |
dc.subject | Epistemologia | pt_BR |
dc.subject | Fenomenologia | pt_BR |
dc.subject | Análise categorial | pt_BR |
dc.subject | Nyāya-Vaiśeṣika | pt_BR |
dc.subject | Madhyamaka | pt_BR |
dc.subject | Yogācāra | pt_BR |
dc.subject | Sāṁkhya | pt_BR |
dc.subject | Vedānta | pt_BR |
dc.subject | Pratyabhijñā | pt_BR |
dc.subject | Self-awareness | en_US |
dc.subject | Epistemology | en_US |
dc.subject | Phenomenology | en_US |
dc.subject | Categorial analysis | en_US |
dc.subject | NyāyaVaiśeṣika | en_US |
dc.subject | Madhyamaka | en_US |
dc.subject | Yogācāra | en_US |
dc.subject | Sāṁkhya | en_US |
dc.subject | Vedānta | en_US |
dc.subject | Pratyabhijñā | en_US |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | pt_BR |
dc.title | O papel lógico-epistemológico da autoconsciência na filosofia sânscrita clássica | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Danillo Costa Lima.pdf | 3,37 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.