REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42872
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Danillo Costa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5356124685180282pt_BR
dc.contributor.advisor1Perine, Marcelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3168760440715752pt_BR
dc.date.accessioned2024-11-08T17:40:22Z-
dc.date.available2024-11-08T17:40:22Z-
dc.date.issued2024-10-29-
dc.identifier.citationLima, Danillo Costa. O papel lógico-epistemológico da autoconsciência na filosofia sânscrita clássica. 2024. Tese (Doutorado em Filosofia) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42872-
dc.description.resumoEsta investigação se concentra na problemática da natureza do autoconhecimento e na interdependência epistêmica entre o autoconhecimento e o conhecimento do mundo, para a qual duas abordagens primárias são possíveis: priorizar o ser para explicar o conhecimento (como exemplificado por Nyāya-Vaiśeṣika) ou priorizar o conhecimento para explicar o ser (como visto em Yogācāra, Sāṁkhya e Vedānta). Na primeira, o filósofo procede elaborando os meios para conhecer o ser e as categorias nas quais o ser pode ser pensado, para posteriormente aplicar esses meios e categorias para se compreender; na segunda, o filósofo começa por esclarecer sua própria autorreflexividade para então derivar dela os meios pelos quais ele pode conhecer e as categorias dentro das quais o que ele conhece deve se encaixar. Constata-se que essas duas abordagens se baseiam em dois modelos distintos de autoconsciência: uma teoria intencional ou de ordem superior (anuvyavasāya) e uma autoconsciência pré-reflexiva (svasaṁvedana). A escola Pratyabhijñā, ou a “Escola do Reconhecimento”, surge no cerne deste debate e oferece uma forma única de síntese dessas abordagens, pois, embora pertencendo ao segundo campo, busca recuperar e justificar transcendentalmente o projeto filosófico do primeiro, dando origem a uma filosofia epistemicamente construtivista e fenomenológica, com um modelo de lógica transcendental e dialética que é pragmatista e pan-semióticapt_BR
dc.description.abstractThis investigation focuses on the problematic of the nature of self-knowledge and the epistemic interdependence between self-knowledge and world-knowledge, for which two primary approaches are possible: either prioritizing being to explain knowledge (as exemplified by Nyāya-Vaiśeṣika) or prioritizing knowledge to explain being (as seen in Yogācāra, Sāṁkhya and Vedānta). On the former, the philosopher proceeds by devising the means for knowing being and the categories in which being may be thought, so as to subsequently proceed to apply these means and categories to understand himself; if the latter, the philosopher begins by clarifying his own self-awareness so as to then derive from it the means by which he can know and the categories within which what he knows must fall. It is found that these two approaches rely on two distinct models of selfconsciousness: an intentional or higher-order theory (anuvyavasāya) and a pre-reflexive self-awareness (svasaṁvedana). The Pratyabhijñā school, or the “School of Recognition”", comes at the crust of this debate and offers a unique form of synthesis of these approaches in that, while belonging to the latter camp, it seeks to transcendentally recover and justify the philosophical project of the former, giving rise to a philosophy that is epistemically constructivist and phenomenological, with a model of transcendental and dialectical logic that is pragmatist and pan-semioticen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutoconsciênciapt_BR
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.subjectAnálise categorialpt_BR
dc.subjectNyāya-Vaiśeṣikapt_BR
dc.subjectMadhyamakapt_BR
dc.subjectYogācārapt_BR
dc.subjectSāṁkhyapt_BR
dc.subjectVedāntapt_BR
dc.subjectPratyabhijñāpt_BR
dc.subjectSelf-awarenessen_US
dc.subjectEpistemologyen_US
dc.subjectPhenomenologyen_US
dc.subjectCategorial analysisen_US
dc.subjectNyāyaVaiśeṣikaen_US
dc.subjectMadhyamakaen_US
dc.subjectYogācāraen_US
dc.subjectSāṁkhyaen_US
dc.subjectVedāntaen_US
dc.subjectPratyabhijñāen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.titleO papel lógico-epistemológico da autoconsciência na filosofia sânscrita clássicapt_BR
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Danillo Costa Lima.pdf3,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.