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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42910
Tipo: | Dissertação |
Título: | Retextualização do gênero textual histórias em quadrinhos e a produção escrita na Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
Autor(es): | Segato, Wagner Antonio |
Primeiro Orientador: | Palma, Dieli Vesaro |
Resumo: | Esta dissertação apresenta o processo de retextualização (Marcushi 2010a), abordando tanto a oralidade quanto a escrita para a produção de textos na escola. Nela, traçamos um breve percurso do histórico da EJA com base em Aranha, 2006, Piletti e Piletti, 1986a, Piletti, 1986b, Jardilino e Araújo, 2014. Da mesma forma, estão envolvidos neste alinhamento no processo da fala para a escrita por meio da retextualização, os trabalhos de Dell’Isola, 2007; Ribeiro e Coscarelli, 2023; Ribeiro, 2016 e Cobucci e Machado, 2023. Também são apresentados os gêneros e os tipos textuais que são destacados na relação do continuum entre a oralidade e a escrita. Eles são quatro tipos: fala-escrita, escrita-escrita, escrita-fala, fala-fala (Marcuschi, 2010a, 2010b, 2008, 2007; Bezerra, 2022; PCN, 1998; Koch e Elias, 2011a, 2011b) e seus modelos de operações de retextualização. Não há apenas retextualização na relação da fala para a escrita na produção de textos para que os alunos produzam textos escritos, mas também são apresentados os elementos da narrativa e os tipos de balões que possibilitam a passagem da fala para escrita (Faraco e Moura, 1995; Gancho, 2006; Ramos, 2022; Vergueiro e Ramos, 2022b). Na leitura de histórias em quadrinhos, encontramos os tipos de discurso, direto e indireto, e também as suas narrativas de leitura que possibilitam a proposta de atividades de retextualização. Dessa forma, os estudantes produzem o seu novo texto, introduzindo o discurso indireto e (re)criando as suas formulações na construção desse texto, no qual são analisadas a coesão, a coerência, a ortografia, a pontuação e, principalmente, a organização textual entre o começo, o meio e o fim |
Abstract: | This dissertation presents the process of retextualization (Marcushi 2010a), addressing both orality and writing for the production of texts at school. In it, we outline a brief history of EJA based on Aranha, 2006, Piletti and Piletti, 1986a, Piletti, 1986b, Jardilino and Araújo, 2014. Likewise, they are involved in this alignment in the process from speaking to writing through of retextualization, the works of Dell'Isola, 2007; Ribeiro and Coscarelli, 2023; Ribeiro, 2016 and Cobucci and Machado, 2023. The genres and textual types that are highlighted in the relationship of the continuum between orality and writing are also presented. They are four types: speech-writing, writing-writing, writing-speech, speech-speech (Marcuschi, 2010a, 2010b, 2008, 2007; Bezerra, 2022; PCN, 1998; Koch and Elias, 2011a, 2011b) and their models of retextualization operations. There is not only retextualization in the relationship between speech and writing in the production of texts so that students produce written texts, but the elements of the narrative and the types of balloons that enable the transition from speech to writing are also presented (Faraco and Moura, 1995 ; Gancho, 2006; When reading comic books, we find types of discourse, direct and indirect, and also their reading narratives that make it possible to propose retextualization activities. In this way, students produce their new text, introducing indirect speech and (re)creating their formulations in the construction of this text, in which cohesion, coherence, spelling, punctuation and, mainly, textual organization are analyzed. between the beginning, the middle and the end |
Palavras-chave: | Retextualização Gênero textuais Oralidade Escrita EJA Retextualization Textual genre Orality Writing EJA |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa |
Citação: | Segato, Wagner Antonio. Retextualização do gênero textual histórias em quadrinhos e a produção escrita na Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2024. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42910 |
Data do documento: | 2-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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