Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4313
Tipo do documento: Dissertação
Título: O computador: próteses sonoras e visuais que dão suporte à multimídia
Autor: Bonetti, Marco Antonio de Carvalho 
Primeiro orientador: Santaella, Lucia
Resumo: O trabalho está dividido em três partes. A primeira, nos capitulas 1 (Computador: meio revelador de signos) e 2 (A informação Digital) organiza uma informação que se encontrava ainda dispersa e sem reflexão conceitual apropriada. Ali são tratados os conceitos de computador e de informação digital (dados), a partir de uma revisão bibliográfica sobre a técnica e os processos de informatização. São apresentados principias técnicos básicos para o entendimento da informática, e a sua história desde o surgimento nos meios militaristas até o nascimento do microcomputador, além de uma análise das características dos dados digitais e do caráter estratégico e secreto que a informação mantém nos dias atuais. A segunda parte, o capitulo 3, traz os conceitos de multimidia e hipertexto, técnicas de registro de informação surgidos a partir da possibilidade de substituir os suportes tradicionais escrita, do som e da imagem pelo meio informático. Mas vai além, ao promover um estudo a respeito do potencial estético do novo meio, bastante- apropriado para um tipo de experimentação estética conduzida pelos movimentos de vanguarda do inicio do século, rotulada pelo semioticista Umberto Eco como "obra aberta". Por fim, o capitulo 4 deve ser entendido como um complemento do CDROM "Constelação", que acompanha o trabalho, um livro multimidia desenvolvido em 1994 por um grupo de pesquisadores da PUC de São Paulo, do qual o autor fazia parte. O capitulo apresenta algumas das idéias que nortearam a produção do CD. E descreve os recursos utilizados no trabalho. O percurso de produção do livro-eletrônico serviu para transformar esta obra no ponto de vista de um produtor de software. Mais: resultou em um produto estético bem elaborado, a evidência maior de que o meio tem mais potencialidades do que se pode supor a partir dos aplicativos comerciais disponíveis no mercado
Palavras-chave: Hipertexto
Informatizacao
Livro eletronico
Multimeios
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Bonetti, Marco Antonio de Carvalho. O computador: próteses sonoras e visuais que dão suporte à multimídia. 1997. 96 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1997.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4313
Data de defesa: 8-Nov-1997
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marco Antonio de Carvalho Bonetti.pdf9,4 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.