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Tipo do documento: Tese
Título: Autoria em rede: modos de produção e implicações políticas
Autor: Barreto, Ivana Buys Menna 
Primeiro orientador: Greiner, Christine
Resumo: Esta tese é uma reflexão sobre como o processo autoral emerge, seus modos de articulação, produção e comunicação. A hipótese principal é que a autoria tem se processado de forma complexa e em rede, como propõem bibliografias da área das ciências sociais dos últimos dez anos, porém se organiza singularmente na relação com os meios de sua produção, com base em acordos políticos circunstanciais. Apresentando como corpus da análise as ações performativas urbanas da artista Cláudia Müller em Dança contemporânea em domicílio, seu videodança Fora de campo e o experimento da autora desta tese sem o que você não pode viver?, criado sobre as questões levantadas nesta pesquisa em processo colaborativo, busca-se reconhecer a rede como dispositivo com implicações institucionais, que podem porém ser profanadas. Os principais referenciais teóricos da pesquisa são as noções e conceitos de compartilhamento, de corpomídia de Christine Greiner e Helena Katz, e de autoria como gesto e profanação, de Giorgio Agamben. A noção de compartilhamento desdobra-se ainda na discussão sobre o que é singular e o que é comum, assim como na contaminação da singularidade pelo ser comum, segundo o pensamento de Paolo Virno, Antonio Negri e Peter Pál Pelbart. Com essa fundamentação teórica são analisadas as chamadas microcomunicações (Greiner) nos exemplos citados e seus modos de produção, que constroem entradas e saídas numa rede sempre instável, criando valores a partir das próprias necessidades. O resultado esperado é uma ampliação dos debates acerca da noção de autoria, que tem se constituído como tema fundamental para a área da comunicação, das artes e da filosofia política
Abstract: This is a study on how the authorship process rises, its modes of articulation, production, and communication. The main hypothesis is that of a complex process of network authorship, following social sciences literature from the last 10 years, but that such process is singularly organised in the relationship with its means of production, by relying on circumstantial political agreements. The analysis focuses on urban performance work Dança contemporânea em domicílio (Home Delivery Contemporary Dance) by Cláudia Müller, her video Fora de campo (Out of the Field of View), and on an experiment by this thesis author sem o que você não pode viver? (What can t you live without?), created in a collaborative process by drawing on the issues aroused during research for the thesis. It aims at recognizing the network as a device (Foucault s dispositif) with institutional implications, which may however be subject to profanation. Main theoretical references are the notions and concepts of sharing, of corpomídia (Christine Greiner and Helena Katz s bodymedia) and of authorship and profanation, by Giorgio Agamben. The notion of shared authorship unfolds itself into a discussion on singularity and commonness, as well as on the common being contaminated by singularity, following authors Paolo Virno, Antonio Negri, and Peter Pál Pelbart. These references guide the discussion of microcommunication (Greiner) in the analysed works and their modes of production, which construct entries and exits in and from an always unstable network, and create values out of needs. The thesis aims at widening debate on the notion of authorship, which has been centrally pervading the fields of communication, art, and political philosophy
Palavras-chave: Autoria
Biopolítica
Corpomídia
Redes
Authorship
Biopolitics
Bodymedia
Networks
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Barreto, Ivana Buys Menna. Autoria em rede: modos de produção e implicações políticas. 2012. 124 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4420
Data de defesa: 29-Jun-2012
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

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