REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
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Tipo: Tese
Título: Ferramentas para supervisão de equipe em Análise do Comportamento Aplicada
Título(s) alternativo(s): Tools for team supervision in applied behavior analysis
Autor(es): Barbieri, Leticia
Primeiro Orientador: Gioia, Paula Suzana
Resumo: A supervisão eficaz é um dos principais determinantes da qualidade na prestação de serviços em análise do comportamento aplicada (ABA) para indivíduos com transtorno do espectro autista (TEA); para que estes indivíduos recebam intervenções íntegras, é essencial que os aplicadores sejam formados e supervisionados com base em práticas eficazes. Diante disso, essa tese teve como objetivo avaliar algumas ferramentas e modelos para realização da supervisão em equipes ABA que trabalham com TEA. No primeiro estudo, apresentamos o modelo de supervisão baseada em performance e competências, que foca na demonstração dos comportamentos esperados e na garantia de que esses comportamentos atinjam os níveis esperados de competência. Assim, descrevemos o processo de construção de uma lista de comportamentos esperados dos aplicadores, que pudesse servir para condução de supervisão com base no modelo, e como essa lista foi utilizada como ferramenta para avaliação de desempenho da equipe em duas clínicas ABA. Foram construídos dois documentos, um para cada clínica, e aplicados como avaliação. A avaliação da pesquisa foi positiva, com supervisores considerando a lista útil para planejamento da formação e acompanhamento da equipe. Com base nas análises do processo, um novo documento modelo foi desenhado. No segundo estudo, apresentamos o automonitoramento como uma estratégia para aumentar a autonomia dos aplicadores e melhorar sua performance sem sobrecarregar a equipe de coordenadores e supervisores. Este estudo investigou se o automonitoramento poderia ser eficaz para aprimorar a performance dos aplicadores ABA. Os resultados indicaram que o automonitoramento pode contribuir para a melhoria do desempenho, com maior impacto quando combinado com feedback; no entanto, diversas variáveis externas foram identificadas enquanto influenciando o processo. A avaliação da pesquisa foi positiva, com supervisores e aplicadores considerando a ferramenta útil para sua prática
Abstract: Effective supervision is one of the key determinants of quality in the delivery of Applied Behavior Analysis (ABA) services for individuals with Autism Spectrum Disorder (ASD); in order for these individuals to receive high-fidelity interventions, it is essential that practitioners are trained and supervised based on effective practices. Considering this, this dissertation aimed to assess various tools and models for conducting supervision in ABA teams working with ASD. In the first study, we present the performance- and competency-based supervision model, which focuses on demonstrating expected behaviors and ensuring that these behaviors reach the required levels of competence.Thus, we describe the process of developing a list of expected practitioner behaviors that could serve as a guideline for supervision based on this model, as well as how this list was used as a performance evaluation tool for teams in two ABA clinics. Two documents were created, one for each clinic, and applied as evaluation tools. The results indicated positive evaluation of the research, with supervisors considering the list useful for training planning and team monitoring. Based on the process analysis, a new model document was developed. In the second study, we introduce self-monitoring as a strategy to increase practitioners’ autonomy and improve their performance without overburdening coordinators and supervisors. This study investigated whether self-monitoring could be an effective tool for enhancing the performance of ABA practitioners. The results indicated that self-monitoring could contribute to performance improvement, with a greater impact when combined with feedback; however, several external variables were identified as influencing the process. The evaluation of the research was positive, with supervisors and practitioners considering the tool useful for their practice
Palavras-chave: Supervisão de equipe
Análise do comportamento aplicada
ABA
TEA
Automonitoramento
Staff supervision
Applied behavior analysis
ABA
ASD
Performance and competence
Self-monitoring
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
Citação: Barbieri, Leticia. Ferramentas para supervisão de equipe em Análise do Comportamento Aplicada. 2025. Tese (Doutorado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44219
Data do documento: 31-Mar-2025
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