REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44222
Tipo: Tese
Título: Esta tese está te chamando: a imprecisão e o lúdico metaficcional na literatura gráfica
Autor(es): Almeida, Luara Teixeira de
Primeiro Orientador: Navas, Diana
Resumo: Esta tese explora as características da literatura gráfica contemporânea e suas potencialidades estéticas pós-modernas. Buscou-se contribuir para os estudos de teoria e crítica literária, ampliando o olhar para as possibilidades de linguagens nessa arte – no caso deste recorte, obras que interligam palavras, imagens ou outros elementos gráficos e design. As perguntas disparadoras da pesquisa são: Como denominar o campo literário que contemple obras literárias de predomínio visual/gráfico, uma vez que a teoria literária é pensada para o verbal?; Como as características pós-modernas, em especial a metaficção, se apresentam nesse campo literário?; Quais os aspectos e recursos estéticos da literatura gráfica metaficcional? Por meio de uma metodologia que incluiu leitura e reflexão crítica de fundamentação teórica e repertório literário nacional e internacional, confronta-se as hipóteses: (1) há campos literários que englobam linguagens visuais e gráficas na literatura – e é, portanto, de fundamental importância a nomeação e conceitualização de uma literatura gráfica –; (2) as características pós-modernas são potencializadas por esse campo literário e a metaficção se apresenta nos corpora por meio de aspectos que abrangem temática, estilo gráfico, materialidade e interatividade; e (3) os efeitos estéticos dessas características são o lúdico e a imprecisão, causando um desvio na expectativa leitora por meio do design. Discutiu-se o conceito de literatura e linguagem (Compagnon, 2022; Benjamin, 2012), demonstrando de que forma a imagem sempre esteve presente nas produções literárias – apesar de marginalizadas (Groensteen, 2009; Campos, 2015; McCloud, 2005) – e como é possível uma crítica que observe a literatura não como sistema único, mas como polissistemas (Even-Zohar, 1979). Desvela-se a literatura gráfica, partindo dos múltiplos modos semióticos que compõem e predominam em algumas obras literárias (Kress; Leeuwen 2001; Hallet, 2018; Gibbons, 2015), para pensar os campos literários (ou linguagens), com ênfase em dois grupos da literatura gráfica: os livros ilustrados (Linden, 2011; Nikolajeva; Scott, 2011), e os quadrinhos (Postema, 2018; Eisner, 2010). Refletiu-se sobre a pós-modernidade (Hutcheon, 1991; Sipe; Pantaleo, 2008) como conjunto de características potencializadas pela literatura gráfica, que efetiva sua literariedade por meio do design (VillasBoas, 2017; Munari, 2024; Lartitegui, 2023). Explora-se também o conceito de metaficção (Hutcheon, 1980; Waugh, 1984; Silva-Diaz, 2018), propondo aspectos em que ela se revela na literatura gráfica: temáticos, estilo gráfico, materialidade e interatividade; resultando em recursos estéticos como o lúdico e a imprecisão (Huizinga, 2019), em um projeto gráfico que também é chave metaficcional. Os corpora da pesquisa são obras exemplares da abordagem metaficcional nos (des)limites das linguagens: A bola amarela (2017), de Daniel Fehr e Bernardo P.; Meta – Depto. de Crimes Metalinguísticos (2020), de Marcelo Saravá e André Freitas; Bibi (2019), de Gustavo Piqueira; e Chopsticks (2012), de Jessica Anthony e Rodrigo Corral. Essas obras, ao romper com as linguagens narrativas tradicionais, criam experiências metaficcionais que desestabilizam expectativas leitoras. Concluiu-se que a literatura gráfica, por sua característica multimodal intrínseca e sua história marginalizada, é potencializadora das características pós-modernas, sendo a metaficção uma das principais formas de romper limites e subverter tradições literárias
Abstract: This thesis explores the characteristics of contemporary graphic literature and its postmodern aesthetic potentialities. The goal was to contribute to the studies of literary theory and criticism by broadening the perspective on the possibilities of languages in this art form – specifically, works that intertwine words, images, or other graphic elements and design. The research was guided by the following questions: How can we define a literary field that encompasses works with a predominance of visual/graphic elements, given that literary theory is predominantly focused on verbal aspects? How do postmodern characteristics, especially metafiction, manifest in this literary field? What are the aesthetic aspects and resources of metafictional graphic literature? Using a methodology that included reading and critical reflection on theoretical foundations and both national and international literary repertoires, the hypotheses were examined as follows: (1) there are literary fields that incorporate visual and graphic languages into literature, and it is therefore essential to name and conceptualize a “graphic literature”; (2) postmodern characteristics are enhanced by this literary field, with metafiction appearing in the corpus through themes, graphic style, materiality, and interactivity; and (3) the aesthetic effects of these characteristics are playfulness and imprecision, creating a shift in reader expectations through design. The concept of literature and language (Compagnon, 2022; Benjamin, 2012) was discussed, demonstrating how images have always been present in literary production – although often marginalized (Groensteen, 2009; Campos, 2015; McCloud, 2005) – and how it is possible to approach literature not as a single system, but as polysystems (Even-Zohar, 1979). Graphic literature was unveiled through the multiple semiotic modes that compose and predominate in some literary works (Kress; Leeuwen, 2001; Hallet, 2018; Gibbons, 2015) to think about literary fields (or languages), with emphasis on two groups of graphic literature: picturebooks (Linden, 2011; Nikolajeva; Scott, 2011) and comics (Postema, 2018; Eisner, 2010). Postmodernity (Hutcheon, 1991; Sipe; Pantaleo, 2008) was reflected upon as a set of characteristics amplified by graphic literature, which achieves its literariness through design (Villas-Boas, 2017; Munari, 2024; Lartitegui, 2023). The concept of metafiction (Hutcheon, 1980; Waugh, 1984; Silva-Diaz, 2018) was also explored, proposing that it reveals itself in graphic literature through thematic, graphic style, materiality, and interactivity, resulting in aesthetic resources such as playfulness and imprecision (Huizinga, 2019), in a graphic project that is also a metafictional key. The corpus of the research consists of exemplary works of a metafictional approach at the (un)limits of languages: A bola amarela (2017) by Daniel Fehr and Bernardo P.; Meta – Depto. de Crimes Metalinguísticos (2020) by Marcelo Saravá and André Freitas; Bibi (2019) by Gustavo Piqueira; and Chopsticks (2012) by Jessica Anthony and Rodrigo Corral. These works, by breaking with traditional narrative languages, create metafictional experiences that destabilize reader expectations. It was concluded that graphic literature, due to its intrinsic multimodal nature and marginalized history, enhances postmodern characteristics, with metafiction being one of the main ways to push boundaries and subvert literary traditions
Palavras-chave: Crítica literária
Metaficção
Linguagens literárias
Pós-modernidade
Design
Literatura gráfica
Literary criticism
Metafiction
Literary languages
Postmodernity
Design
Graphic literature
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária
Citação: Almeida, Luara Teixeira de. Esta tese está te chamando: a imprecisão e o lúdico metaficcional na literatura gráfica. 2025. Tese (Doutorado em Literatura e Crítica Literária) - Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44222
Data do documento: 19-Mar-2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUARA TEIXEIRA DE ALMEIDA.pdf6,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.