REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
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Tipo: Tese
Título: Roland Barthes e a fotografia: a verdade da máscara
Autor(es): Fontanari, José Rodrigo Paulino
Primeiro Orientador: Motta, Leda Tenorio da
Resumo: A presente pesquisa está consagrada a um acompanhamento das reflexões de Roland Barthes sobre a fotografia, cobrindo um arco de acontecimentos que vai de Mitologias (1957) a A câmara clara (1980). Mais especificamente, enfocamos o abandono, pelo último Barthes, da denúncia dos mitos fotográficos, e a inesperada introdução do hoje clássico conceito de punctum", que reconcilia as representações fotográficas com certa impressão de justeza, ao passo que o "studium" segue acusando sua contingência. Isso implica acompanhar, também, a progressiva ruptura do autor com o método estruturalista e sua passagem a uma última posição subjetivista. Trata-se, ainda, de remeter aqueles dois conceitos a duas tradições gregas bem distintas: a linha platônica da denúncia dos simulacros e dos vãos reflexos, sempre evocada pelos bem-pensantes a propósito das imagens técnicas, e a linha mitológica das Górgonas - entre as quais está a Medusa, de olhar aterrador - que envolve a dimensão das imagens penetrantes. O corpus da pesquisa inclui o conjunto das fotografias evocadas ao longo de toda a obra de Barthes, muitas delas jamais vistas pelo leitor brasileiro, mas que foram recuperadas com o desenvolvimento desta pesquisa, na França, junto aos manuscritos. Assim, a metodologia abarca uma ampla pesquisa bibliográfica, suscetível de indicar o estado da arte dos estudos barthesianos, uma pesquisa documental, realizada junto ao Centre Roland Barthes da Universidade de Paris VII e da Bibliothèque Nationale de France (BNF) onde se encontra atualmente o Fonds Roland Barthes, e mesmo uma pesquisa de campo, envolvendo uma busca de imagens referidas em A câmara clara. O referencial teórico comporta as histórias do estruturalismo hoje disponíveis, os mais diferentes e relevantes estudos em torno da fotografia e as críticas do platonismo, a exemplo de a de Gilles Deleuze. Espera-se que esta pequena arqueologia possa oferecer subsídios para uma reflexão profunda sobre o comportamento dos espectadores na sociedade do espetáculo, e sobre a figuração do outro na contemporaneidade, uma vez que é do impacto da alteridade que fala o rosto gorgônico, subentendido nos retratos punctuantes
Abstract: This courrent research is committed to an accompaniment of Roland Barthes´s reflections on photography, encompassing an arc of events ranging from Mythologies (1957) to The Camera Lucida (1980). More specifically, we focus on the abandonment by the last Barthes of the denunciation of photographic myths and the unexpected introduction of today´s classic concept of punctum , that reconciles the photographic representations with a certain impression of fairness, while the studium follows accusing its contingency. This carries monitoring the progressive breakdown of the author with the structuralist method and its passage to a last subjectivist position. It s still to refer those two concepts to the two so distinct Greek traditions: the Platonic line of denunciation of simulacra and vain reflexes, always raised by well-thinking people regarding the technical images, and the mythological line of gorgons - among which is Meduse, that of terrifying eyes -, which involves the dimension of penetrating images. The corpus of the research includes all the photos mentioned throughout Barthes s work, many of them never found by Brazilian readers, but that have been encompassed from the development of this research in France together with Barthe s manuscripts. Thus, the methodology comprises: a wide bibliographic research susceptible to indicate the state of the art of the studies on Barthes, a documentary research accomplished near the Centre Roland Barthes at Université de Paris VII and Bibliothèque Nationale de France (BNF) where we can currently find the so-called Fonds Roland Barthes , and even a field research involving a search of images referenced in The Camera Lucida. The theoretical reference includes the history of the Structuralism available nowadays, the most different and relevant studies about photography and the criticism of Platonism, as is the case of Gilles Deleuze. It is expected that this modest archeology could offer subsidies for an in-depth reflection on the behavior of spectators in the society of spectacle and also about a figuration of the otherness in the contemporary world, considering that the Gorgon s face deals with the impact of otherness, implied in the pictures with punctum
Palavras-chave: Roland Barthes
Semiótica da fotografia
Punctum
Studium
Simulacros platônicos
Górgonas
Semiotics of photography
Punctum
Studium
Platonic simulacra
Gorgons
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Fontanari, José Rodrigo Paulino. Roland Barthes e a fotografia: a verdade da máscara. 2012. 243 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4478
Data do documento: 9-Nov-2012
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