REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/4481
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Roberta Marques do-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4448623A9por
dc.contributor.advisor1Ferreira, Jerusa Pires-
dc.date.accessioned2016-04-26T18:12:40Z-
dc.date.available2013-01-17-
dc.date.issued2012-12-04-
dc.identifier.citationNascimento, Roberta Marques do. A performance poética do ator-MC. 2012. 150 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/4481-
dc.description.resumoHá doze anos o coletivo paulistano Núcleo Bartolomeu de Depoimentos deu início a uma pesquisa que teve como ponto de partida o diálogo entre duas linguagens o teatro épico (mais precisamente o difundido pelo dramaturgo alemão Bertold Brecht) e a cultura hip-hop (cultura popular urbana nascida no começo dos anos 70 nos Estados Unidos), dando origem a uma terceira linguagem intitulada "teatro hip-hop". Os resultados práticos dessa pesquisa, dentre eles, oito espetáculos, intervenções urbanas, além de publicações literárias e audiovisuais, podem ser sintetizados e estudados a partir de uma figura central no trabalho do Núcleo Bartolomeu- o ator-MC, intérprete que traz na sua constituição características do ator-narrador do teatro épico e do MC (acrônimo para Mestre de Cerimônias) um dos pilares da cultura hip-hop. O objetivo desta pesquisa é investigar as características constitutivas e particularidades da performance poética do ator -MC, que nasce da junção de linguagens e que emerge como porta-voz de poéticas da urbanidade, e de comunicação com o público. Serão utilizados para tanto, dois espetáculos do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos: Acordei que sonhava (2005) e Vai te Catar! (2007). Além disso será observado o trânsito do ator-MC em ambientes como os do poetry slam (campeonatos de poesia falada) onde a prática do spoken word (poesia falada) passa a ser uma de suas formas de expressão. A pesquisa se dará principalmente à luz do pensamento de Paul Zumthor e seus estudos sobre a voz e performance, e dos textos, estudos e reflexões sobre oralidade, memória e tradução de Jerusa Pires Ferreira, coordenadora do Centro de Estudos da Oralidade do COS. O trabalho ainda contará com referências da teoria semiótica de Iuri M.Lotman e a observação de obras de artistas, estudiosos e teóricos da cultura hip-hop que vivenciaram sua erupção e criaram uma base de análise fundamentada, documental, filosófica em suas obras, tais como Marshall Berman, Jeff Chang, George Nelson, Martha Cooper. Serão usados artigos, registros audiovisuais e entrevistas com pesquisadores ativos do Hip-Hop, e do teatro hip-hop no Brasil além da análise do material produzido pelo Núcleo Bartolomeupor
dc.description.abstractTwelve years ago, Núcleo Bartolomeu de Depoimentos an artistic collective based in São Paulo - started a research which came from the dialogue of two kinds languages: epic theater (more precisely the one broadcasted by german playwright Bertolt Brecht) and hip-hop (urban popular culture born in the early '70s in the United States), giving rise to a mixed language called the hip-hop theatre . Practical results of this research, which resulted in eight plays, performances projects of urban intervention, literary publications and audiovisual equipment, can be synthesized and studied from a central figure in the work of this research center, the actor-MC, artist who keeps some features from actor-narrator of epic theater and from MC (acronym for Master of Ceremonies, one of the pillars of Hip-hop) in his formation. The aim for this research is to investigate constitutive characteristics and poetic performance of this special artist, who emerges mixing thes languages and as a representative voice of urban poetics, and the aspects concerning to his communication with the audience. Research will be mainly made under the light of Paul Zumthor s ideas and his studies on the voice and performance, and from Jerusa Pires Ferreira, coordinator of the COS- Center for the Studies of Orality, and her studies and reflections on orality, memory and translation. Semiotics theory from Iuri Lotman will also be used as well as some works of scholars and theorists from hip-hop culture, who experienced its eruption and created a basis of reasoned, documental and philosophical analysis in their works, such as Marshall Berman, Jeff Chang, George Nelson, Martha Cooper, The work will also count on audiovisual registers and interviews with active researchers of hip-hop culture and the hip-hop theatre in Brazil including the analysis of materials produced by the Núcleo Bartolomeu de Depoimentoseng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/13261/Roberta%20Marques%20do%20Nascimento.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semióticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPerformance poéticapor
dc.subjectCultura Hip-Hoppor
dc.subjectMCpor
dc.subjectTeatropor
dc.subjectTeatro hiphoppor
dc.subjectAtor-MCpor
dc.subjectPoetic performanceeng
dc.subjectTheatereng
dc.subjectHip-hop theatereng
dc.subjectActor-MCeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleA performance poética do ator-MCpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Roberta Marques do Nascimento.pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.