Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45280
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Lima, Ana Paula dos Santos | - |
dc.contributor.advisor1 | Celestino, Ricardo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2369981548936324 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-09-17T18:03:24Z | - |
dc.date.available | 2025-09-17T18:03:24Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-26 | - |
dc.identifier.citation | Lima, Ana Paula dos Santos. Entre voos, imagens e gestos: representações do autismo na literatura infantil. 2025. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45280 | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação analisa criticamente três obras da literatura infantil contemporânea — Autistas podem voar? (Nogueira, 2022), Lilás: a menina que pensava diferente (Whitcomb, 2019) e Meu amigo faz iiiii (Werner, 2022) — com o intuito de investigar de que modo essas narrativas contribuem para o letramento literário de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovendo inclusão, valorização da diversidade e desenvolvimento da linguagem. Parte-se da hipótese de que a literatura infantil pode ser um recurso potente de formação leitora e subjetiva para crianças autistas, desde que atente à acessibilidade estética, simbólica e representacional. A metodologia adotada é qualitativa, com enfoque na análise crítica literária das obras selecionadas à luz dos estudos sobre inclusão, letramento e literatura infantil. Foram mobilizados autores como Candido (1995), Zilberman (1995), Abramovich (1997), Parmeggiani (2018), além de documentos legais e educacionais como a Lei Brasileira de Inclusão (13.146/2015) e a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Os resultados evidenciam que as obras analisadas abordam o autismo de maneira sensível e anticapacitista, representando a criança com TEA como sujeito de direitos, imaginação e afetos. As narrativas favorecem a identificação, ampliam o vocabulário emocional e estimulam o interesse pelo livro como objeto estético e comunicativo. Conclui-se que a literatura, quando pensada sob uma perspectiva inclusiva, tem potencial para fortalecer a formação leitora de crianças autistas e contribuir para a construção de uma educação mais democrática, plural e humana. Contudo, ainda persistem barreiras de acesso e mediação, o que exige ações públicas, familiares e escolares que garantam o direito à literatura a todas as infâncias | pt_BR |
dc.description.abstract | This dissertation critically analyzes three contemporary children's literature works — Autistas podem voar? (Nogueira, 2022), Lilás: a menina que pensava diferente (Whitcomb, 2019), and Meu amigo faz iiiii (Werner, 2022)—to investigate how these narratives contribute to the literary literacy of children with Autism Spectrum Disorder (ASD), promoting inclusion, valuing diversity, and language development. The hypothesis is that children's literature can be a powerful resource for reading and subjective formation for autistic children, provided it considers aesthetic, symbolic, and representational accessibility. The adopted methodology is qualitative, focusing on critical literary analysis of the selected works in light of studies on inclusion, literacy, and children's literature. Authors such as Candido (1995), Zilberman (1995), Abramovich (1997), Parmeggiani (2018), as well as legal and educational documents like the Brazilian Inclusion Law (13.146/2015) and the Convention on the Rights of Persons with Disabilities, were mobilized. The results show that the analyzed works address autism sensitively and antiableist, representing children with ASD as subjects of rights, imagination, and affections. The narratives foster identification, expand emotional vocabulary, and stimulate interest in books as aesthetic and communicative objects. It is concluded that literature, when approached from an inclusive perspective, has the potential to strengthen the reading formation of autistic children and contribute to building a more democratic, plural, and humane education. However, access and mediation barriers still persist, requiring public, family, and school actions to ensure the right to literature for all childhoods | en_US |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Children's literature | en_US |
dc.subject | Autism Spectrum Disorder | en_US |
dc.subject | Inclusion | en_US |
dc.subject | Literacy | en_US |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA | pt_BR |
dc.title | Entre voos, imagens e gestos: representações do autismo na literatura infantil | pt_BR |
dc.title.alternative | Between flights, images, and gestures: representations of autism in children's literature | en_US |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANA PAULA DOS SANTOS.pdf | 2,09 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.