REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLuz, Jose Andeson Souza da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7749933667758728pt_BR
dc.contributor.advisor1Manrique, Ana Lúcia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0510953419404742pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-15T17:56:52Z-
dc.date.available2025-10-15T17:56:52Z-
dc.date.issued2025-09-19-
dc.identifier.citationLuz, Jose Andeson Souza da. Ensino da matemática para aluno com deficiência visual e o papel do professor que atua no Ensino Fundamental - anos iniciais. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45394-
dc.description.resumoEste estudo visa investigar o Ensino da Matemática para estudantes com deficiência visual no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, e o papel do professor nesse processo. A pesquisa teve como questão norteadora: Como os professores de matemática lecionam para os estudantes com deficiência visual, nos anos iniciais do ensino fundamental? Com base em uma abordagem qualitativa, foram utilizados o levantamento bibliográfico, a aplicação de questionários, entrevistas semiestruturadas e roda de conversa com professores de uma escola municipal da cidade de Guarulhos-SP. A revisão da literatura permitiu identificar múltiplas abordagens pedagógicas, metodológicas e políticas educacionais voltadas à inclusão no ensino da matemática, destacando, com base em autores como Vygotsky, Mantoan e Ausubel, a relevância da formação continuada, do acesso a materiais adaptados e da valorização das experiências sensoriais e sociais dos estudantes com deficiência visual. Entre os pontos analisados, evidenciaram-se o reconhecimento, por parte dos docentes, da importância da convivência entre estudantes com e sem deficiência para o desenvolvimento social e emocional dos estudantes com deficiência visual, bem como a recorrente falta de formação específica, materiais acessíveis e apoio institucional como entraves à prática pedagógica inclusiva. As competências mais valorizadas pelos professores incluem, além do domínio técnico e metodológico, habilidades interpessoais e sensibilidade ao convívio com a diversidade. Tais achados dialogam com os pressupostos teóricos da educação inclusiva e indicam a necessidade de políticas públicas integradas que fortaleçam a prática docente e promovam uma escola verdadeiramente acessível. As contribuições deste estudo se estendem à formação de professores, às práticas pedagógicas e ao aprimoramento das políticas educacionais inclusivaspt_BR
dc.description.abstractThis study aims to investigate the teaching of Mathematics to students with visual impairments in the early years of Elementary Education and the role of the teacher in this process. The research was guided by the central question: How do mathematics teachers teach students with visual impairments in the early years of elementary school? Based on a qualitative approach, the study employed a literature review, questionnaires, semi-structured interviews, and discussion groups with teachers from a municipal school in the city of Guarulhos-SP. The literature review made it possible to identify multiple pedagogical, methodological, and educational policy approaches aimed at inclusion in mathematics teaching, highlighting, based on authors such as Vygotsky, Mantoan, and Ausubel, the relevance of continuous teacher training, access to adapted materials, and the appreciation of sensory and social experiences of students with visual impairments. Among the main findings, teachers recognized the importance of interaction between students with and without disabilities for the social and emotional development of those with visual impairments. However, the recurring lack of specific training, accessible materials, and institutional support emerged as significant barriers to inclusive pedagogical practice. The most valued competencies among teachers include, in addition to technical and methodological mastery, interpersonal skills and sensitivity in dealing with diversity. These findings align with the theoretical principles of inclusive education and indicate the need for integrated public policies that strengthen teaching practices and promote a truly accessible school environment. The contributions of this study extend to teacher education, pedagogical practices, and the improvement of inclusive educational policiesen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectVisual impairmenten_US
dc.subjectInclusionen_US
dc.subjectTeacher educationen_US
dc.subjectPedagogical practicesen_US
dc.subjectEducational policiesen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleEnsino da matemática para estudante com deficiência visual e o papel do professor que atua no ensino fundamental - anos iniciaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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