REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/4571
Tipo: Tese
Título: As estratégias da imagem: as emergentes estéticas midiáticas entre o barroco e o pós modernismo
Autor(es): Dugnani, Patricio
Primeiro Orientador: Motta, Leda Tenorio da
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar as produções midiáticas visuais de imagens produzidas na contemporaneidade pós-moderna, e compará-las às imagens do barroco, de modo a compreender as semelhanças e diferenças que sustentam o rompimento ou o retorno a determinados modos de expressar os conteúdos que povoam o campo sígnico dos sujeitos nos dois períodos. Parte-se do pressuposto de que, em ambos os casos, recorrem análogas ações plásticas, quais sejam, processos discursivos de busca de referências através de processos intertextuais, de que resultam efeitos de parodização e de dispersão do sentido a serem tomados como recorrentes e comuns. A análise dos processos intertextuais, na base de redundância sígnica, apoia-se teoricamente em estudos que englobam tanto o barroco quanto o pósmodernismo, a exemplo daqueles realizados sobre o primeiro, por Affonso Ávilla, Heinrich Wölfflin, Arnold Hauser, Frei Pedro Sinzig, e, sobre o segundo, Jean-François Lyotard, Stuart Hall, David Harvey, Linda Hutcheon e Terry Eagleton. A intertextualidade, principal conceito que revela o processo que aproxima a constituição da imagem nos dois períodos, será baseada nos estudos de Roland Barthes, de acordo com os quais um texto, não necessariamente verbal, é feito de escrituras múltiplas, oriundas de várias culturas em diálogo entre si. Com vistas a contemplar o objetivo deste estudo, o corpus da pesquisa é propositalmente híbrido e compreende obras de arte, com expressão barroca, como a pintura e a azulejaria, além de filmes, videoclipes e peças publicitárias do pós-modernismo. Esta escolha se dá, sobretudo, por se considerar a imagem um sistema de signos que expressa conteúdos, tornando-se, nesse sentido, um suporte da comunicação, um meio de comunicação, uma forma de mídia. A relevância do trabalho prende-se à importância das imagens barrocas na construção da cultura brasileira e à relativa escassez de exames comparativos entre os períodos, notadamente em nosso contexto
Abstract: This research aims to analyze visual media productions of images produced in postmodern contemporary times as well as to compare them to Baroque images in order to understand the similarities and differences that underpin the disruption or return of certain ways of expressing some kinds of contents that are present in the signic field of subjects in both periods. It is assumed that in both cases there are similar plastic actions, namely discursive processes of seeking references through intertextual processes from which result effects of parody and dispersion of signs to be taken as recurrent and common. The analysis of intertextual processes on the basis of signic redundancy theoretically relies on studies that encompass both Baroque and Postmodernism, such as those performed by Affonso Ávilla, Heinrich Wölfflin, Arnold Hauser, and Frei Pedro Sinzig regarding the first field of knowledge. Jean-François Lyotard, Stuart Hall, David Harvey, Linda Hutcheon, and Terry Eagleton are for the second one. Intertextuality, the main concept that reveals the process that approximates the image formation in both periods, will be based on studies of Roland Barthes. According to him a text, not necessarily verbal, is made of multiple writings from several cultures that are in dialogue. In order to contemplate the objective of this study the research corpus is purposely hybrid and it comprises Baroque works of art such as painting and tiling, plus films, music videos, and advertisements of Postmodernism period. This choice is mainly because an image is considered like a system of signs that express contents, thus becoming a support and mean of communication, as well as an example of media. The relevance of the work relates to the importance of Baroque images to build an important chapter of Brazilian cultures and the relative scarcity of comparative analysis between both periods, especially in our context
Palavras-chave: Barroco
Pós-Modernismo
Mídia
Imagem
Intertextualidade
Baroque
Postmodernism
Communication
Media
Image
Intertextuality
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Dugnani, Patricio. As estratégias da imagem: as emergentes estéticas midiáticas entre o barroco e o pós modernismo. 2013. 161 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4571
Data do documento: 11-Nov-2013
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