???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4601
Tipo do documento: Dissertação
Título: Fotografias esquecidas: um encontro com a memória
Autor: Emilião, Milena Faria 
Primeiro orientador: Ferreira, Jerusa Pires
Resumo: A presente pesquisa objetivou compreender quais as relações e contribuições possíveis advindas dos estudos da memória e fotografia, a partir de uma fotografia específica. Para isso, duas frentes de estudo se desenhou: uma teórica, que busca nos autores Philippe Dubois, Roland Barthes, Susan Sontag, Ivan Izquierdo e Etienne Samain referencial para compreender essas relações; e outra etapa prática, que procura compreender o que, em um fotografia, determina seu lugar nas lembranças ou no limbo. Dois suportes comunicacionais construíram a porta de entrada para esse universo: a visualidade, exposta por meio da imagem antiga, e a verbalidade, oriunda de entrevistas realizadas com as pessoas presentes na fotografia em questão. O trabalho buscou encontrar algo novo sobre a relação entre a memória das pessoas, a partir de fotografias que não estão guardadas nos álbuns ou nos baús as fotografias esquecidas , como passou-se a se chamar aqui , unindo dois canais da comunicação: a imagem e a palavra. O problema é verificar o que acontece quando pessoas entram em contato com fotos antigas em que estão registradas e das quais não tinham ciência da existência. Nesse sentido, a pesquisa se propõe a pensar na fotografia não apenas como um objeto comunicacional mas como um suporte para a memória e para o esquecimento à medida que escolhemos o que guardar e o que abandonar
Abstract: This research aimed to understand which relations arising from the study of memory and photography, from a particular photo. For this, two fronts study was designed: a theoretical, seeking the authors Philippe Dubois, Roland Barthes, Susan Sontag, Ivan Izquierdo and Etienne Samain, framework to understand these relations, and another step is practical that try to understand what, in a photography, determines its place in the memories or in limbo. Two communication formats built the gateway to this universe: visuality, exposed through the old photografy, and verbality, from interviews with the people present in the photograph in question. The study sought to find something new about the relationship between people's memories, from photos that are not stored in albums: the "forgotten photographs" as we started to call them here: joining two ways of communication image and word. The problem is to see what happens when people come in contact with old photos that are not recorded. In this sense, the research aims to not only think of photography as a communication object but as a support for memory and oblivion as you choose what to keep and what to leave
Palavras-chave: Fotografia
Memória
Comunicação
Esquecimento
Photography
Memory
Comunication
Oblivion
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Emilião, Milena Faria. Fotografias esquecidas: um encontro com a memória. 2014. 78 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4601
Data de defesa: 10-Mar-2014
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Milena Faria Emiliao.pdf1,34 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.