???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4717
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma visão sobre as transgressões da heteronormatividade no cinema contemporâneo
Autor: Gomes, Marco Aurélio Paiva 
Primeiro orientador: Motta, Leda Tenorio da
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar figuras da transgressão da norma heterossexual no cinema. Tal análise enfrentou a seguinte questão de pesquisa: qual é a imagem dominante do sujeito desviante sexual (transexualidade, travestilidade e androginia) nas telas do cinema atual? Trabalhamos com a hipótese de que nestas representações nada se agarra à natureza, mas a constructos históricos e discursivos. Nossos principais referenciais teóricos são constituídos por estudos de gênero voltados ao cinema, a exemplo daqueles realizados por Laura Mulvey, Tania Modleski, Teresa De Lauretis e Robert Stam. Elegendo como critério de seleção a relevância artística dos diretores, suas diferentes procedências e suas temáticas, o corpus da pesquisa selecionou o seguinte conjunto probatório: Num ano de 13 luas (1978, Alemanha) de Rainer Werner Fassbinder, A lei do desejo (1987, Espanha) de Pedro Almodóvar, Tirésia (2003, França) de Bertrand Bonello e Laurence para sempre (2012, Canadá) de Xavier Dolan. Metodologicamente, trata-se de pesquisa comparativa
Abstract: This study aims to analyze instances of the transgression of heteronormativity in cinema. The question posed for this analysis was: what is the dominant image of sexually deviant subjects (transsexuality, transvestism and androgyny) shown in current cinema screens? The underlying hypothesis is that nothing in their depiction is linked to natural, but that it reflects historical and discursive constructs. Our main theoretical and methodological references consist of gender film studies such as the ones authored by Laura Mulvey, Tania Modleski, Teresa De Lauretis and Robert Stam. The selection criteria was the artistic relevance of directors, their different origins and themes. This study's corpus selected the following evidential ensemble: In a year with 13 moons (1978, Germany), directed by Rainer Werner Fassbinder, Law of desire (1987, Spain) by Pedro Almodóvar, Tirésia (2003, France) by Bertrand Bonello e Laurence anyways (2012, Canada) by Xavier Dolan. Methodologically, this was a comparative study
Palavras-chave: Cinema
Gêneros
Heteronormatividade
Masculino
Feminino
Teorias do Feminismo
Cinema
Gender
Heteronormativity
Male
Female
Feminism Theory
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Gomes, Marco Aurélio Paiva. Uma visão sobre as transgressões da heteronormatividade no cinema contemporâneo. 2015. 113 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4717
Data de defesa: 8-Jun-2015
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marco Aurelio Paiva Gomes.pdf14,11 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.