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Tipo do documento: Tese
Título: Construção de valores no discurso institucional das marcas: análise de propagandas institucionais por meio do impresso
Autor: Farias, Vânia Penafieri de
Primeiro orientador: Motta, Leda Tenorio da
Resumo: O presente estudo está voltado para o desvendamento de certa lógica ufanista recorrente nas propagandas das marcas veiculadas em mídia impressa. Trata-se de mostrar que valores mercadológicos insinuam-se como valores históricos eternos no discurso institucional das campanhas, através de desdobramentos furtivos do sentido no espaço enunciativo. Nesse sentido, são objetivos do trabalho: identificar os sistemas de construção do discurso institucional das organizações e analisar as relações intertextuais e polifônicas aí presentes, em diferentes níveis. O corpus da pesquisa é constituído de anúncios veiculados na revista Veja, no período de outubro de 2012 a setembro de 2013, perfazendo um total de 90 peças impressas, oriundas de diferentes organizações e consideradas segundo o potencial institucional das campanhas. Do ponto de vista teórico, a pesquisa amparou-se nos conceitos de dialogismo e polifonia de Mikhail Bakhtin, o que justificou apelar ainda para a intertextualidade de Julia Kristeva, que tem origem em Bakhtin. Outros aportes teóricos são o conceito de conotação, tal como entendido e empregado por Roland Barthes em seu apontamento do mito nos circuitos da mídia impressa, e os estudos em torno da midiatização de Stig Hjarvard e Eliseo Verón. Acreditamos que a relevância da tese está em contribuir para ampliar os estudos que têm como foco o discurso institucional das marcas a partir de um contexto midiatizante, além de possibilitar a análise de padrões discursivos das marcas em perspectiva institucional
Abstract: This study is aimed at the unveiling of certain recurring vainglorious logic in advertising the brand conveyed in print. This is to show that marketable values creep up as eternal historical values in the institutional discourse of the campaigns, by stealth developments of meaning in the space of enunciation. Accordingly, they are objectives of the work: identify the building systems of institutional discourse of organizations and analyze the intertextual and polyphonic relations presents there at different levels. The corpus of the survey consists of ads served in Veja magazine, from October 2012 to September 2013, a total of 90 printed pieces, from different organizations and considered according to the institutional potential of campaigns. From a theoretical point of view, the research it relied on the concepts of dialogism and polyphony of Mikhail Bakhtin, which justified even appeal to the intertextuality of Julia Kristeva, who comes from Bakhtin. Other theoretical contributions are the concept of connotation, as understood and used by Roland Barthes in his notes about the myths in the printed media circuits, and studies around the media coverage of Stig Hjarvard and Eliseo Verón. We believe that the relevance of the thesis is to contribute to expand the studies that focus on the institutional discourse of brands from a context of midiatization, and enables the analysis of discursive patterns of the marks at institutional perspective
Palavras-chave: Propagandas institucionais
Polifonia
Intertextualidade
Conotação
Midiatização das marcas
Institutional propaganda
Polyphony
Intertextuality
Connotation
Brand s Mediatization
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Farias, Vânia Penafieri de. Construção de valores no discurso institucional das marcas: análise de propagandas institucionais por meio do impresso. 2015. 341 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4746
Data de defesa: 11-Dec-2015
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

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