Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/4799| Tipo: | Dissertação |
| Título: | O extremo Oriente imaginado: uma introdução ao estudo dos orientalismos no cinema ocidental |
| Título(s) alternativo(s): | An imagined extreme orient: orientalisms in western cinema |
| Autor(es): | Canizo, Marcela Silvia |
| Primeiro Orientador: | Greiner, Christine |
| Resumo: | A dissertação desenvolve, junto com uma curadoria de imagens, o estudo das representações do Extremo Oriente no cinema ocidental, concentrando-se nos filmes Tokyo-Ga, de Wim Wenders (1985), The Pillow Book, de Peter Greenaway (1994) e Kill Bill, Capítulo 1 e 2 de Quentin Tarantino (2003/2004). Segundo o imaginário criado por uma longa tradição de textos colonialistas ocidentais, o cinema criou as imagens-representações do Oriente como estereótipos de um discurso desenvolvido a partir do repúdio às diferenças. Assim estabeleceram-se formas e limites para imagens cinematográficas de um suposto Oriente conhecido. Nesse cenário do cinema orientalista, alguns filmes apresentaram outras possibilidades de representação, que deram lugar a narrativas mestiças não restritas ao estereótipo dualista tradicional apresentado, via de regra, como estatismo imagético e, mesmo permanecendo ocidentais, construíram alternativas estéticas e comunicacionais nascidas das diferenças, dos entre-lugares de cruzamento de culturas e dos dispositivos midiáticos, principalmente baseadas na apropriação de diversos elementos da cultura e cinematografias do Extremo Oriente. Para analisá-los, usamos conceitos relativos à história do cinema, às teorias da comunicação,( Burch, 1987; Machado, 1997, 2000, 2001; Bellour, 1997; Dubois, 2004) e os estudos sobre hipermídia, como o conceito de remediation (Bolter & Grusin, 2000). Também serão consideradas as teorias formuladas pela literatura pós-colonial como orientalismo (Said, 1990), entre-lugar (Bhabha, 2003) e trabalho da imaginação (Appadurai, 2000) |
| Abstract: | With a curatorship of images, the dissertation studies the representations of the Far East in western cinema, focusing in the examples of the following films: Tokyo-Ga, from Wim Wenders (1985), The Pillow Book, from Peter Greenaway (1994) and Kill Bill, Chapter 1 & 2 from Quentin Tarantino (2003/2004). Western cinema created image-representations of the Far East following the imagery created by a strong tradition of colonialist texts made by westerners, as stereotypes of a discourse developed and based upon the horror to differences and the imagination about the others. That is the way the forms and limits of the filmic images shaped a supposed well known Far East. In this orientalist scenario of western cinema, a few films presented other possibilities of representation, creating images so called mestiças, not tied up to the traditional dualist stereotype, presented, in general, as image static, building, still being western, aesthetic and communicational alternatives born in between the differences, in the places in between of culture and midia crossings mainly base don the appropriation of diverse elements from the culture and cinematography of the Far East. To analyze them, we use concepts related to history of cinema, the communication theories (Burch; 1987; Machado; 1997, 2000, 2001, Bellour; 1990, Dubois; 2004) and the studies about hypermidia such as the concept of remediation (Bolter & Grusin; 2000)There will also be considered the concepts from post colonial theory as orientalism (Said; 1990), ambivalence (Bhabha; 2003) and work of imagination (Appadurai; 2000) |
| Palavras-chave: | Cinema Comunicação Orientalismos Pós-colonialismo Cinema Communication Studies Orientalism Post Colonial studies Asia, Leste no cinema Wenders, Wim [1945- ] - Tokyo-Ga - Crítica e interpretação Greenaway, Peter [1943- ] - The Pillow Book - Crítica e interpretação Tarantino, Quentin [1963- ] - Kill Bill - Crítica e interpretação |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL |
| Idioma: | por |
| País: | BR |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica |
| Citação: | Canizo, Marcela Silvia. O extremo Oriente imaginado: uma introdução ao estudo dos orientalismos no cinema ocidental. 2006. 192 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
| URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4799 |
| Data do documento: | 20-Jun-2006 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Dissertacao Marcela Silvia Canizo.pdf Restricted Access | 2,97 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

