REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/4807
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlessandri, Patricia Cordeiro de Abreu-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4138399J0por
dc.contributor.advisor1Machado, Arlindo-
dc.date.accessioned2016-04-26T18:15:43Z-
dc.date.available2013-03-01-
dc.date.issued2004-03-30-
dc.identifier.citationAlessandri, Patricia Cordeiro de Abreu. Fotografia expandida: dois exemplos brasileiros. 2004. 102 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/4807-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo primeiro uma reflexão sobre a fotografia expandida no contexto da produção fotográfica brasileira. I Para tanto, procuramos apresentar a trajetória da linguagem fotográfica passando I I brevemente por sua origem histórica e detendo-nos, com mais ênfase, nos I f movimentos de vanguarda modernista, principalmente o Dadaísmo e o Surrealismo, importantes no sentido que neles ocorreram rupturas no campo das manifestações artísticas que foram fundamentais para a instauração do conceito de fotografia expandida. De destaque, sem dúvida, nesse processo de rupturas artísticas do período modernista, foi o papel do artista Mareei Duchamp. O conhecimento e a compreensão de sua obra e pensamento são de especial relevância para o entendimento das repercussões do período modernista sobre as artes em geral e a fotografia em particular, além de propiciar subsídios importantes para uma reflexão mais profunda sobre arte contemporânea. Com a apresentação e exposição das teorias que tratam da questão da expansão da linguagem, o leitor foi introduzido no conhecimento das bases estruturais do conceito de fotografia expandida, foco principal do nosso trabalho e requisito necessário para que se pudesse a seguir dirigir sua atenção para uma análise da fotografia brasileira sob este ângulo de visão. Foram apresentados e estudados os trabalhos de dois artistas brasileiros que se lançaram neste campo inovador da fotografia contemporânea: Rosângela Rennó e Rubens Manno, cujas obras consideradas foram, respectivamente, Arquivo Universal. Imemorial, In Oblivionem, Hipocampo e Casa Verde, Básculas e Os Vazadores. Ambos os artistas por nós escolhidos desenvolveram trabalhos bastante interessantes, cada qual articulando de uma maneira própria informações e recursos, no sentido de buscar, com suas obras artísticas de caráter fotográfico, os verdadeiros caminhos do que é arte: liberdade de criação numa perspectiva de reinventar e inovar a linguagem fotográfica. Enfim, exemplos que reforçam e enaltecem a fotografia como artepor
dc.description.abstractThis projeet represents a refleetion of expanded photography in the brazilian photography eontext. In this way we intend to present the trajeetory of the photography Ianguage passing by its original history and we go forward the modemist avant-gard movement specially Dada and Surrealism. Those movements are very important beeause of the ruptures essential for the beginning of the expanded photography eoneept. MareeI Duehamp is a very important artist in the eontext of the artistic ruptures. The knowledge of his artistie trajeetory is important beeause of the repercussion it had in the eontext of the eontemporary arts and specially through the photography language in the eontext of the contemporary arts. With the presentation of many expanded language theories, the reader is presented to the knowledge of the expanded photography struetures, the main point of this work with witch afterward we ean think about the Brazilian photography. Subsequendy we present and reflect about two important BraziIian photographers: Rosângela Rennó e Rubens Mano. Their works narned Arquivo Universal, Imemorial. ln Oblivionem. Hipocampo and Casa Verde, Básculas. Vazadores go through this contemporary photography eamp Both artists that we have chosen deveIop very interesting works, each of them articulating inforrnation by themselves searching for the art freedomeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/13390/Patricia%20Cordeiro%20de%20Abreu%20Alessandri.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semióticapor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectFotografia expandidapor
dc.subjectRenno, Rosangela 1962- -- Critica e interpretacaopor
dc.subjectMano, Rubens 1960- -- Critica e interpretacaopor
dc.subjectFotografia -- Historiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.titleFotografia expandida: dois exemplos brasileirospor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Patricia Cordeiro de Abreu Alessandri.pdf
  Restricted Access
16,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.