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Tipo do documento: Tese
Título: José Lins do Rego - do aprendiz ao escritor: a comunicação didática como fenômeno da edição
Título(s) alternativo(s): Jose Lins do Rego - from learner to writer: the didactic communication as edition phenomena
Autor: Cabrini, Conceição Aparecida
Primeiro orientador: Ferreira, Jerusa Pires
Resumo: O estudo consiste na análise do percurso de aprendizagem do autor José Lins do Rego, desde o momento de seu primeiro contato com as letras até o seu fazer-se escritor, transformando-se em um fenômeno de edição. Para tanto, problematizei as diferentes práticas de leituras registradas pelo autor, compreendendo, em primeiro lugar, a leitura do que denominei de textos vividos, isto é as rememorações da escuta das falas e da literatura oral, ouvidas por José Lins do Rego na infância. Analiso, aqui, a relação intrínseca entre a poética da oralidade, a memória e a escrita. Em segundo lugar, examinei a leitura do verbal escrito registrado pelo autor, em Doidinho. O narrador lembra o uso que fez dos manuais escolares (destaque aos Livros de Leitura de Felisberto Rodrigues Pereira de Carvalho e Coração de Edmond D Amici) e de outros textos como as narrativas de Carlos Magno e os 12 pares de França, no momento em que freqüentou o INSC, em Itabaiana. Investigo os diferentes usos e as diferentes interpretações do manual - escolar como difusor de projetos políticos e de ideologias formadoras do modo de vida de seus usuários e dos que os circundam. Essas leituras, assim como a escuta apontada pelo narrador, estabelecem o lugar da memória. Procuro, também, acompanhar a voz na escrita , ou seja, busco com isso o lugar da memória que se transformou em escritura: é o fazer-se escritor de José Lins do Rego. Investigando nessa mesma direção trago a produção de José Lins do Rego em múltiplas mídias. Discuto assim, o fazer do livro, a relação editor autor. E para finalizar, retorno ao universo escolar para investigar o texto do autor sendo aplicado na escola, como exemplo encontrei a Cartilha Literária José Lins do Rego. Como sustentação teórica para a discussão sobre memória, escrita e oralidade recorri a autores como Jerusa Pires Ferreira, Paul Zumthor, Maurice Halbwachs e Iuri Lotman. Para trabalhar com a narrativa e os diferentes gêneros do discurso, utilizei Mikhail Bakhtin e os trabalhos de Jacques Migozzi, Jean-Yves Mollier, Jean-Claude Vareille. E, para estudar a relação autor editor, me servi de autores como Circe M . F. Bittencourt e Roger Chartier
Abstract: The study consists in the analysis of the learning course of the author José Lins do Rego, from the moment of his first contact with literature to making himself a writer, turning [himself] into an edition phenomenon. Hence I analyzed the different reading practices registered by the author, comprehending, at first, the reading of what I denominated lived texts, that is, the remembrance of listening the speeches and oral literature heard by José Lins do Rego in his childhood. I analyze, here, the intrinsic relationship among the orally poetics, memory and writing. In second, I examined the reading of the written verbal registered by the author, in Doidinho. The narrator remembers the utilization he made of the school manuals (highlight to Livros de Leitura by Felisberto Rodrigues Pereira de Carvalho and Cuore by Edmond D Amici) and of other texts as the Carlos Magno and the 12 pairs from French at the time he attended the INSC in Itabaiana. I investigated the diverse uses and the different interpretations of the school - manual as a disseminator of political projects and of the users and those surrounding them lifestyles constituting ideologies. Those readings, as the listening pointed by the narrator, establish the place of the memory. I also aim at accompany the voice in the writing, that is, I seek by that the memory place that became writing: it s the turning itself into writer of José Lins do Rego. Investigating in the same direction I bring the production of José Lins do Rego in multiple media. I therefore discuss the making of the book, the relationship editor - author. To finish, I return to the school universe to investigate the author s text being applied in school, and as example I found the Cartilha Literária José Lins do Rego. As theoretical underpinning to the discussion about memory, writing and orally I have called forth to authors as Jerusa Pires Ferreira, Paul Zumthor, Maurice Halbwachs e Iuri Lotman. To deal with the narrative and the different genres of discourse, I made use of Mikhail Bakhtin and the works of Jacques Migozzi, Jean-Yves Mollier, and Jean-Claude Vareille. And, to study the author - editor relationship, I employed authors as Circe M. F. Bittencourt e Roger Chartier
Palavras-chave: Comunicação
Narrativa
Oralidade
Escrita
Leitura
Communication
Narrative
Orally
Writing
Rego, José Lins do -- 1901-1957
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Cabrini, Conceição Aparecida. Jose Lins do Rego - from learner to writer: the didactic communication as edition phenomena. 2005. 217 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4818
Data de defesa: 11-Apr-2005
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

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