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Tipo do documento: Dissertação
Título: Teatros de um só instante: O vivo e o não-vivo na mise en scène fotográfica de Bernard Faucon
Autor: Andrade, Patrícia Mourão de
Primeiro orientador: Motta, Leda Tenorio da
Resumo: Entre 1976 e 1981, Bernard Faucon realizou mise en scènes fotográficas com manequins de vitrine infantis. Reunidas na série que viria a se chamar Les Grandes Vacances, elas apresentam bonecos de cera e olhos de vidro em cenas construídas para parecerem naturais e familiares como passeios ao ar livre, jogos e piqueniques. Em algumas imagens, um menino vivo, de corpo descoberto, aparece em meio aos manequins, para abalar as ficções. Esta pesquisa se debruça sobre a questão da verossimilhança e da inverossimilhança, pautada na relação entre a criança viva e a não-viva nestas imagens. Também buscamos explorar como nelas se articula a experiência do tempo e o olhar fotográfico. Metodologicamente, este trabalho parte de um diálogo com um conjunto de autores, como Roland Barthes, Maurice Blanchot e Sigmund Freud, que tangenciam, cada qual em seu próprio campo de estudo, a relação do olhar com a vida e a morte, bem como com a verossimilhança e a inverossimilhança. As conclusões às quais chegamos indicam que em Les Grandes Vacances a vida e a verdade não são buscadas pelo lado da realidade, mas emergem do não-vivo e do inverossímil. Percebemos que é o manequim que concentra todas as potências de conduzir o olhar a experienciar afetos verdadeiros e a fabular vidas possíveis. O corpo vivo e verdadeiro é impossível
Abstract: Between 1976 and 1981 Bernard Faucon staged window mannequins of children for photographic mise en scènes. These mise en scènes present celluloid dummies with glass eyes arranged in scenes constructed to appear natural and familiar (such as outdoor promenades, games and picnics) and belong to the series called Les Grandes Vacances. In some images, and disturbing the fictions, a living child is seem naked among the manequins. This research focus on the relation between verisimilitude and inverisimilitude as found between the living child and the non-living ones in this series. It also deals with the relation between the experience of time and the photographic gaze. As far as methodology is concerned, our study is based in authors such as Roland Barthes, Maurice Blanchot e Sigmund Freud, who approach, each of them in his own field of reaserch, the connections of the gaze with life and death, as well as with verisimilitude and inverisimilitude. The conclusions indicate that, in these photographs, life and truth are not to be searched in reality, for they ermerge from the non-living and the inverisimilitude. It is the mannequin, rather than the living body, that concentrates the power of guiding the gaze to places where it can experience true affections and fictionalize possible lifes. The true and living body is impossible
Palavras-chave: Bernard Faucon
fotografia
imagem
mise en scène
verossimilhança
Bernard Faucon
staged photography
image
mise en scène
verisimilitude
Faucon, Bernard -- 1950- -- Les grandes vacances
Teatros -- Cenografia e cenarios
Televisao -- Cenografia e cenarios
Manequins
Fotografia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Andrade, Patrícia Mourão de. Teatros de um só instante: O vivo e o não-vivo na mise en scène fotográfica de Bernard Faucon. 2007. 150 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4905
Data de defesa: 10-May-2007
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

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