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Tipo do documento: Tese
Título: Um exame da recepção da bossa nova pela crítica jornalística: renovação na música popular sob o olhar da crítica
Título(s) alternativo(s): An examination of the reception of bossa nova by journalism critics: renovation in popular music under the eye of the critic
Autor: Bollos, Liliana Harb 
Primeiro orientador: Motta, Leda Tenorio da
Resumo: O objetivo principal desta pesquisa é discutir a recepção crítica do primeiro fenômeno da música popular brasileira a interessar a grande imprensa - a Bossa Nova. Trata-se também de inserir a crítica literária na formação de uma crítica moderna brasileira, aí incluída a jornalística, capaz de criar parâmetros para outras críticas de arte. O corpus do trabalho é constituído de críticas disponibilizadas pelo pesquisador José Ramos Tinhorão através do Instituto Moreira Salles de São Paulo. Soma-se a este repertório uma produção coletada na Revista da música popular, Revista Clima e em segundos cadernos, a exemplo do importante Suplemento Literário do jornal O Estado de São Paulo. A metodologia envolveu uma delongada pesquisa de campo para o levantamento das pioneiras críticas em torno da Bossa Nova. O corpo teórico do trabalho constitui-se num conjunto de obras em torno do pensamento de Mário de Andrade e nas correntes dele nascidas, a exemplo da plataforma do Grupo Clima, contrapondo-se com a visão universalista de Oswald de Andrade, revisto pelos poetas concretos e por Caetano Veloso. Como resultado, argumenta-se que a recepção da Bossa Nova na imprensa foi uma polifonia de vozes em diálogo, apesar dos vários acordes dissonantes que possam existir entre elas. Percebe-se a formação de dois grupos distintos de críticos, duas tendências de pensamento, uma de cunho sociológico e outra de cunho estético, representadas por dois livros de crítica, ainda na década de 1960: Música popular em debate (J. R. Tinhorão) e Balanço da bossa (Augusto de Campos)
Abstract: The principal objective of this research is to discuss the critical reception of the first phenomena of popular Brazilian music and the interest of the press at large in the Bossa Nova. It attempts also to insert literary criticism into the formation of modern Brazilian criticism, therefore including journalistic criticism, capable of creating parameters for other art critics. The body of the work consists of critiques made available by the researcher, José Ramos Tinhorão, through the Moreira Salles Institute in Sao Paulo. Added to these are collections from the popular music magazine, Revista Clima, and in additional books, the important example of the literary supplement of the newspaper, O Estado de São Paulo. (The State of Sao Paulo). The methodology involved a lengthly and exhaustive study of the pioneering critics of Bossa Nova. The theoretic body of the study deals with a group of works on the ideas of Mario de Andrade and the thinking borne from him, the example of the Clima Group incontradiction with the universalist vision of Oswald de Andrade, and reexaminations by the concrete poets and by Caetano Veloso. As a result, it is argued that the reception of the Bossa Nova in the press was a polyphony of voices in dialogue, in spite of the various dissonant chords that may have existed among them. The formation of two distinct groups of critics is perceived, two schools of thought, one sociologic and one esthetic, represented fy two books of criticism in the 1950s: Popular music in Debate (J.R.Tinhorão) and the Swing of Bossa (Augusto de Campos)
Palavras-chave: Jornalismo cultural
Crítica musical
Música popular brasileira
Communication
Cultural journalism
Music criticism
Popular brazilian music
Critica de musica
Bossa nova -- Brasil -- Historia e critica
Musica popular -- Brasil -- Historia e critica
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Bollos, Liliana Harb. An examination of the reception of bossa nova by journalism critics: renovation in popular music under the eye of the critic. 2007. 282 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4965
Data de defesa: 15-Oct-2007
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

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