Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/4994| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Ficção científica , cibercultura e pós-modernidade: velocidade e religião no discurso cinematográfico de David Cronenberg videodrome e eXistenZ |
| Autor(es): | Góes, Maria das Graças Teixeira de Araújo |
| Primeiro Orientador: | Trivinho, Eugênio |
| Resumo: | A pesquisa foi consagrada ao estudo às produções cinematográficas Videodrome e eXistenZ de David Cronenberg. Essas películas estão inseridas no gênero ficção científica, que, na contemporaneidade, adquiriu características peculiares ao representar o presente com conotações futurísticos, como conseqüência de a técnica estar inserida em todos os setores societários. Ao retratar o contexto cultural de época, através de narrativas metafóricas e de imagens bizarras e surreais, os filmes demandam uma análise do pósmodernismo, da cibercultura e da velocidade como processo social-histórico, concretizado sem discurso legitimatório. Não por outro motivo, refletimos, também, sobre o imaginário que permeia a sociedade tecnológica, tomando como parâmetro o mito do ciborgue, decorrente do acoplamento homem/máquina, e o discurso mítico-religioso presente nas narrativas dos filmes, resultante do processo sociotecnológico sempre contaminado pela conexão entre religião e ciência. As duas películas de David Cronenberg reproduzem uma configuração social em que a transmissão de mensagens se processa através das tecnologias do sensório (Videodrome) e da inteligência (eXistenZ). Assim, foi imprescindível um aprofundamento sobre a cultura dos media, a fim de se detectar as influências exercidas pelos aparelhos tecnológicos de comunicação (live ou online). Devido aos vários temas abarcados pelo estudo, foi necessária extensa pesquisa bibliográfica e buscas na internet. Baidrillard, Kellner e McLuhan são autores, entre outros, que trazem análises importantes sobre essa cultura. Lévy, Johnson e Lemos são alguns dos pequisadores que tratam da cibercultura, tema que encontra em Rüdger e Trivinho a sua visão crítica mais organizada e acabada. Estudamos o pós-modernismo com base nos postulados de Harvey, Jameson e Kumar, entre outros. Quanto à pesquisa sobre a dromocracia, dois autores merecem a nossa atenção. Virilio, que lançou as respectivas bases teóricas e Trivinho, que constrói uma reflexão crítica sobre os pontos nevrálgicos e específicos da lógica da velocidade na cibercultura. Erick Felinto nos deu subsídios para uma análise sobre a religião na sociedade tecnológica. Aumont, Brissac, Deluzer, Gomes, Machado, Sodré e Todorov auxiliaram, sobremaneira, a reflexão sobre o cinema e a ficção científica; Haraway nos levou a uma compressão maior sobre o acoplamento homem/máquina e, finalmente, Peirce e Santaella foram as bases teóricas para a nossa análise semiótica |
| Abstract: | The research is devoted to the study of David Cronenberg s films Videodrome and eXistenZ. Both movies belong to the science fiction genre, which, in our times, has gained specific features, representing the present with futuristic connotations, due to the fact of technical innovations being inserted in every sector of society. By portraying the cultural context of their times by means of metaphorical narratives and bizarre and surreal images, the films lead us to an analysis of post-modernism, cyberculture and velocity as a sociohistorical process that is realized without a legitimating discourse. For the same reason, we are also led to reflect on the imaginary context that permeates the technological society, taking as its parameter the myth of the cyborg, arising from the coupling of man and machine, and also the mythical-religious discourse present in the movies s narratives, resulting from the socio-technological process that is always contaminated by the link between religion and science. David Cronenberg s two films reproduce a social configuration in which the transmission of images is processed by means of technologies of the sensory (in the case of Videodrome) and of intelligence (eXistenZ). It therefore became necessary to delve into the media culture, so as to identify the influences exerted by technological communication devices (live or online). In view of the various themes comprised in the study, it was necessary to undertake an extensive bibliographical study, as well as research on the Internet. Baudrillard, Kellner and McLuhan, among others, are authors who have produced important analyses of this culture. Lévy, Johnson and Lemos are some of the researchers who have written about cyberculture, a subject that finds in Rüdger and Trivinho its most organized and consummate critical vision. We have studied post-modernism based on the ideas of Harvey, Jameson and Kumar, among others. Regarding the research on dromocracy, two authors have merited our attention: Virilio, who launched the subject s theoretical basis, and Trivinho, who has built a critical reflexion on the neuralgic and specific points of the logic of velocity in cyberculture. Erick Felinto provided us with subsidies for an analysis of religion in the technological society. Aumont, Brissac, Deluzer, Gomes, Machado, Sodré and Todorov have been of great assistance in our reflection on cinema and science fiction; Haraway led us to a greater understanding of the man/machine coupling, and, finally, Peirce and Santaella were the theoretical foundation for our semiotic analysis |
| Palavras-chave: | Pós-modernidade David Cronenberg Religião Cyberculture Post-modernity David Cronenberg Science fiction Religions Cronenberg, David -- 1943 -- Critica e interpretacao Computadores e civilizacao Ficcao cientifica |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
| Idioma: | por |
| País: | BR |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Comunicação |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica |
| Citação: | Góes, Maria das Graças Teixeira de Araújo. Ficção científica , cibercultura e pós-modernidade: velocidade e religião no discurso cinematográfico de David Cronenberg videodrome e eXistenZ. 2007. 138 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4994 |
| Data do documento: | 19-Nov-2007 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Maria das Gracas Teixeira de Araujo Goes.pdf | 590,32 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

