REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/5298
Tipo: Dissertação
Título: Construção de marca em redes sociais: interações no site Flickr e seus desdobramentos identitários
Autor(es): Wajnsztejn, Marina
Primeiro Orientador: Oliveira, Ana Claudia Mei Alves de
Resumo: Os percursos identitários percorridos digital e corporalmente pelos usuários do site Flickr são vitais para o funcionamento dessa comunidade, objeto de nosso estudo. Com a intenção de problematizar a construção identitária do site, partimos da apreensão da marca Flickr em dois recortes: o digital e o corporal. No campo digital, a participação do usuário é feita de forma contratual, sendo o Flickr um destinador manipulador, modalizador e julgador. No evento corporal, a atuação do Flickr aparece para o usuário como uma celebração, no qual o destinatário é convidado a interagir com outros usuários, num local físico e provedor de novos laços fortalecedores da comunidade. Baseamo-nos teórica e metodologicamente na semiótica de A.J. Greimas, nos desenvolvimentos dados por E. Landowski, em especial dos conceitos de contrato, simulacro, interação e regimes de sentido, e na semiótica plástica de J.-M. Floch. Analisamos os modos de presença do sujeito destinador e como ele atua sobre o destinatário, comparando os simulacros encontrados enquanto visibilidades que se fazem ver. Por sua vez, o processo de distribuição fotográfica foi considerado sob a ótica de V. Flusser acerca do homem-máquina e, devido ao caráter digital, homemmáquina- interface. A partir desse arcabouço, foi estudado o caráter de reconhecimento por meio do qual o sujeito constrói a imagem do site a partir de fotografias do corpo em presença no evento. Identificamos como a dinâmica de passagens entre o mundo digital e o corporal corresponde às necessidades de sobrevivência e fortalecimento do site Flickr, o que nos levou à elaboração de uma tipologia de resultados sobre os efeitos de sentido de práticas publicitárias consideradas inovadoras na estética contemporânea
Abstract: The identities pathways traversed digitally and bodily by Flickr website users are vital for the functioning of the community, our study object. In order to analyze the website s identity, we start by conceptualizing the Flickr brand into two domains: digital and physical. In the digital field, the user participation is done contractually, with Flickr as the manipulative sender, moderator sender and judge sender. In the physical event, Flickr s role is evident to the user as a celebration, in which the recipient is invited to interact with other users in a physical realm that strengthens the community ties. This project is based on the theory and methodology of generative semiotics by A.J. Greimas, as well as on the developments provided by E. Landowski, particularly the concepts of contract, simulacrum, interaction and meaning production, and on the plastic semiotics by J.-M. Floch. We analyzed the sender s modes of presence and how it acts upon the recipients, comparing the simulacrum with visibilities that allow themselves to be seen. The photographic distribution process, in its turn, was considered under V. Flusser s concept of the human-machine and, due to its digital character, human-machine-interface. Using this construct, we studied the modes of acknowledgement through which the agent builds the site´s identity using photographs of his body present in the event. We identify how the ventures dynamic between the digital and the physical world correspond to the survival and strengthening of Flickr that brought us to the development of a results typology about the meaning effects of advertising practices considered innovative in the contemporary aesthetic
Palavras-chave: Marca
Publicidade
Regimes de sentido
Semiótica
Advertising
Brand
Meaning production
Semiotics
Social networks
Flickr (Programa de computador)
Redes sociais
Internet na publicidade
Sites da Web
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Wajnsztejn, Marina. Construção de marca em redes sociais: interações no site Flickr e seus desdobramentos identitários. 2010. 99 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/5298
Data do documento: 10-Mai-2010
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marina Wajnsztejn.pdf11,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.