???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/8514
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensaio acerca da interpretação do direito na jurisprudência - possibilidade da conexão entre a dogmática jurídica e a filosofia do direito na interpretação judicial do direito
Autor: Corrêa, Renato Gomes
Primeiro orientador: Aguiar, Marcelo Souza
Resumo: A interpretação corresponde a um dos paradigmas intelectuais dos estudos jurídicos, em especial nas duas últimas décadas, representa muito mais que um tema da Filosofia do Direito, por ser um método geral acima da própria teoria do Direito. A interpretação é tarefa complementar para a Filosofia do Direito e juristas com vistas a uma compreensão integral da sociedade e do Direito, o que se depreende da evolução histórica da interpretação desde a Antiguidade e mais especificamente nos tempos modernos. O ato de interpretar o direito diz com exame de seu substrato lógico, ao qual se mescla sua natureza axiológica. O intérprete do direito produz normas jurídica, porquanto lhes dá significado O processo completo da interpretação é lançado com a norma de decisão que é exclusividade do juiz, o intérprete autêntico. Com essa completude do processo, o sentido do texto normativo não é aquele dado pelo legislador, mas aquele que resulta da contribuição do intérprete, tal como ocorre na música. A atividade do intérprete judicial é que faz a inserção dos textos normativos no mundo da vida. Sua tarefa é re-presentar aquilo que outrem já tornou objetivo, sempre com a limitação de ser fiel ao objetivo.
Palavras-chave: Direito
hermenêutica
interpretação judicial
Direito - Filosofia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::TEORIA DO DIREITO::FILOSOFIA DO DIREITO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Direito
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito
Citação: Corrêa, Renato Gomes. Ensaio acerca da interpretação do direito na jurisprudência - possibilidade da conexão entre a dogmática jurídica e a filosofia do direito na interpretação judicial do direito. 2005. 93 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/8514
Data de defesa: 8-Jun-2005
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RenatoCorrea.pdf379,95 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.