???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9540
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino de história: concepções e suas implicações no currículo
Autor: Almeida, Francelí Catharina de 
Primeiro orientador: Abramowicz, Mere
Resumo: O desenvolvimento deste estudo teve como objetivo analisar a concepção de ensino de História e suas implicações no currículo. O ensino de História no Brasil, vem sendo problernatizado ao longo do tempo, desde o período imperial, quando se tornou obrigatório nas escolas fundamentais. As propostas curriculares, entre as décadas de 60/90, prescrevem a finalidade política do ensino desta disciplina: a formação do cidadão. Enquanto currículo prescrito, a função do ensino de História está definida; porém, esta pesquisa, a partir da fala de professores, tem a intenção de identificar a concepção de ensino desta disciplina e suas implicações no currículo real, em ação. A entrevista foi o procedimento principal para identificar, no discurso docente, a relação entre a concepção de ensino de História e a sua transposição para o cotidiano da sala de aula. A leitura dos textos das entrevistas transcritas possibilitou a identificação de duas categorias: a concepção de ensino de história e a prática pedagógica, ambas organizadas em subcategorias que facilitaram o processo de análise. A partir dos depoimentos dos professores, pode-se constatar a complexidade em definir a importância do ensino de História e analisar as contradições entre a sua concepção, o cubículo prescrito e o currículo real, este último revelador tanto do cotidiano da prática pedagógica como do processo de formação do professor, além de constatar a coexistência de diversas concepções de ensino de História desde as mais convencionais às mais transformadores
Abstract: The development of this study aimed to analyze the teaching conception of History and its implications on the curriculum. The teaching of History in Brazil has been rendered problematic along the time, from the imperial period, when it turned compulsory to the fundamental schools. The curriculum suggestions, from the 60's to the 90's, prescribed the ~political purposes of the teaching of this discipline: the citizen's education. As a prescribed curriculum, the function of the teaching of History is already defined; however, this research, beginning with the teachers' speech, intended to identify the teaching conception of this discipline and their implications on the real curriculum in action. The interview became the main procedure to identify, in the educational speech, the relationship between the teaching conception of History and its transposition to the daily class. The reading of the transcribed interviews permitted the identification of two categories: the conception of history teaching and the pedagogical practice, both organized as under-categories that made it easier to analyze the process. Beginning with the teachers statements, the complexity can be verified in defining the importance of the teaching of History and in analyzing the, contradictions found in its conception, in the prescribed curriculum and in the real curriculum, this last one revealing as much of the daily pedagogical practice as of the teacher's educational process, as well as verifying the coexistence of several teaching conceptions of History, from the most conventional to the more transforming ones
Palavras-chave: Regime militar
Historia -- Estudo e ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Almeida, Francelí Catharina de. Ensino de história: concepções e suas implicações no currículo. 2002. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9540
Data de defesa: 30-Nov-2002
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Franceli Catharina de Almeida.pdf6 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.