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Tipo do documento: Dissertação
Título: O significado do erro na avaliação da aprendizagem: entre o ideal e o real apontado por professoras do ensino fundamental I da Zona Oeste da Cidade de São Paulo
Autor: Mileo, Cláudia Damiani 
Primeiro orientador: Cappelletti, Isabel Franchi
Resumo: Buscar como a escola trabalha com as diferenças, cada vez mais evidentes no mundo contemporâneo, levou-nos a investigar o significado que as professoras atribuem ao erro de seus alunos, em salas de aula do Ensino Fundamental I, de uma escola privada da zona oeste da cidade de São Paulo. Os pressupostos teóricos que embasaram as reflexões desta pesquisa pautaram-se na avaliação formativa, no erro como estratégia de construção do conhecimento e na formação de professores como possibilidade factível de transformação da ação docente, sendo os principais teóricos de referência: FREIRE (1983-2008), VYGOTSKY (1991-1998), NÓVOA (1992-2009), PERRENOUD (1993-2002), ABRECHT (1994), HADJI (1994-2001), LUCKESI (1995-2011), ALARCÃO (1996-2010), CAPPELLETTI (2001-2007), IMBERNÓN (2002-2010), ESTEBAN (2005-2008), TORRE (2007), CURY (2008) e TARDIF (2011). A metodologia adotada para o desenvolvimento desta investigação baseia-se na pesquisa qualitativa, com procedimento de entrevista semiestruturada de coleta de dados e, para complementar o que foi falado, o uso (escolha) de imagem artística como mais uma forma de expressão. Os resultados obtidos revelam o predomínio de uma atitude docente que evita erros, com pouca atenção ao que os mesmos revelam e excesso de correção em busca de um modelo correto . A ênfase do trabalho didático reside no monitoramento do desempenho escolar dos aprendizes, expresso em notas, com expectativa de que alcancem resultados similares. Compreender as informações que o erro traz, transformando-o em algo instrutivo, contribuirá para uma aprendizagem mais efetiva dos alunos, uma vez que os erros explicitam uma forma singular de construção do conhecimento e requerem ação docente diferenciada. Que a formação de professores seja, então, a aliada à luta contra o insucesso escolar, por meio da reflexão de proposições que qualifiquem a diferença. Desse modo, o encantamento com as descobertas do que há por trás do erro desvelará possibilidades para tais conquistas
Abstract: Understanding how school works with the differences, more and more evident in the contemporary world, led us to investigate the meaning that teachers attribute to the error of their students, in classrooms of Fundamental Education I, in the one school of west zone of the city of Sao Paulo. The theoretical foundation that based the reflections of this research guided itself in formative evaluation, in error as strategy of construction of knowledge and in the formation of teachers as feasible possibility of transformation of educational action, being the main theoreticians of reference: FREIRE (1983-2008), VYGOTSKY (1991-1998), NÓVOA (1992-2009), PERRENOUD (1993-2002), ABRECHT (1994), HADJI (1994-2001), LUCKESI (1995-201 1), ALARCÃO (1996-2010), CAPPELLETTI (2001- 2007), IMBERNÓN (2002-2010), ESTEBAN (20 05-2008), TORRE (2007), CURY (2008) and TARDIF (2011). The methodology adopted for the development of this inquiry was based in qualitative research, with procedure of semi-strutured interview of factgathering and, to complement what was shared, the use (choice) of artistic image as an additional form of expression. The results obtained reveal the predominance of an approach that avoids errors on the part of the teachers, with little attention to what the same reveal and an excess of correction in search of a "correct model". The emphasis of the educational work resides in the monitoring of the school performance of the apprentices, expressed in grades, with expectation of achieving similar results. Understanding the information that an error brings and transforming it in something instructive will contribute for a more effective learning for the students, since the errors set o ut a singular form of construction of the knowledge and demand educational actions to be differen tiated. May the formation of teachers be, then, the ally to the fight against school failure, by means of the reflection of propositions that qualify the difference. And that the attraction with the discoveries that are behind the error will open possibilities for such conquests
Palavras-chave: Avaliação educacional
Erro construtivo
Formação de educadores
Educational evaluation
Constructive error
Formation of educators
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Mileo, Cláudia Damiani. O significado do erro na avaliação da aprendizagem: entre o ideal e o real apontado por professoras do ensino fundamental I da Zona Oeste da Cidade de São Paulo. 2012. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9642
Data de defesa: 15-Feb-2012
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

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