???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9646
Tipo do documento: Dissertação
Título: Propostas e instrumentos adotados na implantação da gestão democrática em Maceió (Alagoas 1993 1996)
Autor: Silva, João Roberto da Mota 
Primeiro orientador: Chizzotti, Antônio
Resumo: Esse estudo apresenta uma análise do processo de implantação da gestão democrática nas escolas da rede municipal de ensino em Maceió/Alagoas e as ações que transformaram o ensino no período de 1993 a 1996. A sistematização dos registros desta pesquisa foi organizada em dois capítulos: o primeiro trata de Maceió políticas públicas e gestão democrática e o segundo, da gestão democrática no sistema de ensino de Maceió, histórico, realidade e resultados. Teve como objetivo investigar o impacto escolar das escolas da rede municipal durante a implantação, tendo como referência a voz dos professores, dos técnicos e dos educadores gestores que foram autores responsáveis para realização do processo. A metodologia adotada parte de um estudo bibliográfico e documental, por meio dos registros históricos das ações e das ideias que permitiram implantar a gestão democrática na educação no município de Maceió, confrontando com documentos oficiais: Constituição Federal; Plano Nacional de Educação; Lei de Diretrizes e Bases; Lei Orgânica Municipal; Estatuto do Magistério; Regimento das Escolas e dos Conselhos Escolares e o Plano de Ação para a Educação de Maceió. Espera-se que este estudo possa contribuir para uma nova reflexão sobre o processo educativo da gestão na escola, no sentido de efetivar novas ações de erradicação da evasão e da reprovação escolar, com gerenciamento direto nas escolas e transparência na aplicação do dinheiro público
Abstract: This study presents an analysis of the process of introduction of the democratic management in the schools of the municipal system of teaching in Maceió/Alagoas and the actions that transformed the teaching in the period from 1993 to 1996. The systematization of the registers of this inquiry was organized in two chapters: the first treats Maceió public politics and democratic management and the second, the democratic management in the system of teaching of Maceió, historical, reality and results. It had as objective to investigate the school impact of the schools of the municipal system during the introduction, when it take as a reference the voice of the teachers, of the technicians and of the educators administrators what were responsible authors for realization of the process. The adopted methodology leaves from a bibliographical and documentary study, through the historical registers of the actions and of the ideas that allowed to introduce the democratic management in the education in the local authority of Maceió, confronting with official documents: Federal Constitution; National Plan of Education; Law of Guidelines and Bases; Municipal Organic Law; Status of the Theaching; Rules of Schools and School Boards and Plan of Action for the Education of Maceió. It is hoped that this study can contribute to a new reflection on the educational process in school management in order to accomplish new actions to eradicate school failure and dropout, with direct management in schools and transparency in the implementation of public money
Palavras-chave: Gestão democrática
Ideias pedagógicas
Ações transformadoras
Democratic management
Teaching ideas
Actions processing
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Silva, João Roberto da Mota. Propostas e instrumentos adotados na implantação da gestão democrática em Maceió (Alagoas 1993 1996). 2012. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9646
Data de defesa: 23-Mar-2012
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Joao Roberto da Mota Silva.pdf961,19 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.