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Tipo do documento: Tese
Título: Políticas educacionais no arquipélago do Marajó: a organização do ensino no Município de Breves/PA
Título(s) alternativo(s): Educational politics at Marajó island: the educational organization of Breves /PA
Autor: Souza, Alexandre Augusto Cals e 
Primeiro orientador: Chizzotti, Antônio
Resumo: Estudar a Amazônia é um desafio. Pois, sem dúvida, ela é uma das maiores riquezas naturais da terra, com um dos maiores rios do mundo, floresta tropical e vários espécimes desconhecidos. Além disso, é também um espaço onde vivem populações que lutam diariamente pela sobrevivência, com diversos conflitos sociais, políticos, econômicos, que durante anos assolam esta imensa parte do país. O Estado do Pará e a Região do Marajó têm uma realidade sócio-econômica, político-cultural e ecológica bem peculiar relacionada a sua inserção no universo da Amazônia. A observação mais apurada não poderá, no entanto, deixar de lado as especificidades que diferenciam as diversas regiões do Estado ao levar em conta a diversidade histórica das ocupações sociais e econômicas, a conformação cultural dos segmentos sociais que habitam os espaços geográficos, o potencial dos recursos naturais disponíveis e as formas de seu aproveitamento em diferentes escalas de produção. O objetivo deste estudo foi investigar as dinâmicas de organização do ensino no município de Breves, no Arquipélago do Marajó, no Estado do Pará. O interesse em pesquisar esta temática surge da necessidade de analisar criticamente as ações e as articulações políticas e sociais que estão sendo realizadas para a efetivação de uma proposta democrática e participativa na ordenação da educação municipal em Breves. A opção metodológica foi a abordagem da pesquisa qualitativa, por compreender que esse tipo de pesquisa indica os meios para que os indivíduos que dela participem possam ser capazes de responder, com maior clareza, aos problemas da situação em que vivem e facilitar a busca de soluções para problemas reais. Como estratégia de pesquisa, o estudo de caso, tendo como suporte teórico-metodológico a perspectiva crítica. As técnicas para a coleta dos dados foram a observação, as entrevistas e a análise de documentos. Foram entrevistados sujeitos que fazem parte do Poder executivo, legislativo e integrantes da sociedade civil organizada. Os resultados permitem destacar que vem acontecendo avanços nas políticas educacionais do município, mas para que isso efetivamente aconteça, é necessário a democratização e participação de todos os envolvidos na organização do ensino no município de Breves
Abstract: with one of the biggest rivers in the World, tropical forest and several unknown specimens. Also, is a place where people fight daily for survival, with several social, politic and economic conflicts, that for many years plague huge part of this Country. The State of Pará and Marajó´s region have a peculiar socio economic, politic-cultural and ecology reality, related to its insertion at Amazon´s universe. However, a more accurate observation will not set aside the specificity that differ the several regions of State considering the historical diversity of social and economic occupations, cultural resignation of social groups that inhabit the geographic areas, the potential natural resources available and forms of use in different production scales. The purpose of this study was investigate the organizational dynamics of the education in Breves´s town, at Marajó Island, State of Pará. The interest in research this theme, arises from the needs in critically analyze the actions and social political articulations that are been accomplished for the realization of a democratic and participatory proposal in the sort of municipal education at Breves. The methodological option was the qualitative research approach, understanding that this kind of research indicates the ways for the individuals that belong to it, so they can be able to clearly respond to the problems they face and facilitate the search for solutions for real problems. As a research strategy, we have the case study, getting as theoretical and methodological support the critical perspective. The techniques for collecting the data were the observation, interviews and the document analysis. Were interviewed people that belong to executive, legislature and members of the organized civil society. The results allows to highlight that improvements has been happening at Breve´s educational politics, but for this to happen effectively , is necessary the democratization and participation of all involved at the education organization at Breves´s town
Palavras-chave: Políticas educacionais
Organização do ensino
Democracia
Participação
Educational politic
Education organization
Democracy
Participation
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Souza, Alexandre Augusto Cals e. Educational politics at Marajó island: the educational organization of Breves /PA. 2012. 143 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9647
Data de defesa: 30-Mar-2012
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

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