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Tipo do documento: Tese
Título:  São Paulo é uma escola : uma política curricular sob o olhar dos educadores
Título(s) alternativo(s):  São Paulo is a School : a curricular policy from the educator s point of view
Autor: Cocco, Cecília Aparecida 
Primeiro orientador: Chizzotti, Antônio
Resumo: Essa tese de doutorado analisa in loco o alcance da política pública destinada à Educação Básica da rede municipal de ensino da Prefeitura da cidade de São Paulo, Secretaria Municipal de Educação, tendo como bandeira São Paulo é uma Escola , no período de 2005 a 2008, e sua repercussão na prática docente. Parte da hipótese de que a proposta centralizou recursos financeiros, não deu continuidade às políticas anteriores e interrompeu uma experiência de trabalho intersecretarial e intersetorial, que acontecia na Subprefeitura de Vila Prudente/Sapopemba, na periferia da zona leste da cidade. Com o objetivo de mostrar como a política pública posterior ao período 2001-2004 teve forte impacto na organização da escola e no currículo, desestruturou equipes de trabalho docente e alterou a composição de forças na escola. Valendo-se da metodologia qualitativa, a pesquisa reuniu professoras e professores da Educação Básica, representantes das unidades escolares localizadas na Subprefeitura de Vila Prudente/Sapopemba, pertencentes a duas diretorias regionais de ensino e participantes das duas gestões, para avaliar o impacto havido na vida da escola. Como instrumento metodológico, apoiou-se no group discussion, no qual, os atores, postos em debate, exprimem, como sujeito coletivo, a posição avaliativa comum em torno dessa política pública, administrativa e curricular, transcrita em texto e registrada em DVD, anexado ao texto da tese. A pesquisa revela que, sem a participação efetiva dos educadores como protagonistas das reformas, as propostas que alijam os professores são desmobilizadoras e têm poucas possibilidades de elevar a qualidade da educação
Abstract: This doctoral thesis analyzes in loco the reach of public policy destined for the Basic Education of the municipal network of teaching in Sao Paulo s city council, the Municipal Secretary of Education, utilizing São Paulo is a School, from the period of 2005 to 2008, as a banner, and looks at its repercussions in teaching practice. Part of the hypothesis, that the proposal centralized financial resources, did not yield continuity to the previous policies and interrupted an intersecretarial and intersectorial work experience that occurred in the Subcouncil of Vila Prudente/Sapopemba, in the periphery of the eastern zone of the city. With the objective of showing how a public policy posterior in the period of 2001-2004 had a strong impact in the organization of school and curriculum, it destructured teaching teams and altered the composition of forces in schools. Adhering to qualitative methodology, the research reunited teachers of the Basic Education, representatives of the scholastic unities located in the Subcouncil of Vila Prudente/Sapopemba, belonging to two regional directories of teaching and participants of the acts, to evaluate the impact on school life. As a methodological instrument, it supported itself on group discussion, in which the actors, put in debate, extract, as a collective subject, the common evaluative position in turn of this public policy, administrative and curricular, transcribed in text and registered in DVD, attached to the text of this thesis. The research reveals that, without the effective participation of the educators as protagonists of the reforms, the proposals that jettison the teachers are demobilizers and have little possibilities of elevating the quality of education
Palavras-chave: Políticas públicas educacionais
Reformas curriculares
Sistema de Ensino Municipal de São Paulo
Public Educational Policies
Curricular Reforms
Municipal System
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Cocco, Cecília Aparecida. São Paulo is a School : a curricular policy from the educator s point of view. 2012. 131 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9649
Data de defesa: 4-Abr-2012
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

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