Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9662
Tipo do documento: Tese
Título: A gestão da tutoria no curso para ingressantes da escola de formação de professores do Estado de São Paulo: possibilitando novas abordagens pedagógicas em EaD
Autor: Sapucaia, Flávio dos Santos 
Primeiro orientador: Almeida, Fernando José de
Resumo: Este trabalho analisa como a gestão da tutoria, em projetos de formação continuada de professores para atendimento a grandes demandas, possibilita novas abordagens pedagógicas em Educação a distância. O cenário de estudo é o curso de formação do concurso público para provimento de cargo efetivo de professor de educação básica - II da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo do qual participaram dez mil professores-candidatos - inaugurando novo espaço de formação docente - no ano de 2010. Pautam-se as pesquisas e reflexões finais pelas concepções teóricas de Fernando José de Almeida, Maria Elizabeth de Almeida, Maria da Graça Moreira da Silva, Maria Luiza Belloni, Michel Moore e Greg Kearsley, e José Manuel Moran sobre EaD, em suas diversas formas. Pautam-se também por elas as análises das questões referentes à quantidade e qualidade dos cursos oferecidos, suas metodologias, desafios, possibilidades e a gestão da tutoria. A metodologia de pesquisa utilizada foi a qualitativa com finalidade exploratória e descritiva por meio da análise bibliográfica e documental sobre os relatórios de atividades da gestão da tutoria, os manuais do tutor, assistente de tutoria e coordenador de tutoria, os guias de orientações metodológicas para cada módulo do Curso. Constituíram-se importantes objetos de análise o relatório dos questionários de avaliação do curso respondidos pelos cursistas e os questionários de avaliação do curso respondidos pelos tutores. A análise destes documentos verificou o desenvolvimento de estratégias da gestão da tutoria que propiciam à equipe de acompanhamento e tutoria, formação contínua que envolve as três dimensões de um projeto de Educação a Distância: político-administrativa, pedagógica e tecnológica e que permeiam todas as fases do curso. A pesquisa conclui que a gestão pedagógica da tutoria propicia a criação de uma rede colaborativa de aprendizagem e possibilita novas e eficazes abordagens pedagógicas em cursos de EAD para atendimento a grandes demandas de formação docente
Abstract: This paper examines how the management of mentoring in continued education programs for teachers to meet the large demands, enables new pedagogical approaches in distance education. The scenario study is the ongoing formation of the public tender for the provision of effective position of elementary school teacher - II School of Education and Training of Teachers of State Secretariat of Education Sao Paulo attended by ten thousand teacher‟s candidates - opening new space for teacher training - in 2010. Are driven research and final remarks by theoretical conceptions of Fernando José de Almeida, Maria Elizabeth de Almeida, Maria da Graça Moreira da Silva, Maria Luiza Belloni, Michael Moore and Greg Kearsley, and Jose Manuel Moran on Distance Education, in its various forms. Be guided by them also analyzes the issues relating to the quantity and quality of courses offered, teaching methodologies, challenges, opportunities and management mentoring. The research methodology used was qualitative exploratory and descriptive purpose by means of literature review and documentary reports on the activities of management mentoring, manuals tutor, assistant coordinator of tutoring and mentoring, guides methodological guidelines for each module of the course. Constituted important objects of analysis the report of the course evaluation questionnaires answered by the course participants and course evaluation questionnaires answered by tutors. The analysis of these documents verified the development of management strategies that provide mentoring to the team monitoring and mentoring, training that involves the three dimensions of a project on Distance Education: political-administrative, pedagogical and technological developments that permeate all stages the course. The research concludes that the management of educational tutoring provides the creation of a collaborative network of learning and enables new and effective teaching approaches in distance education courses to meet the high demands of teacher training
Palavras-chave: Educação a distância
Gestão da tutoria
Formação de professores
Tecnologias da informação e comunicação
Gestão pedagógica
Distance education
Management mentoring
Curriculum teacher training
Information technology and communication
Educational management
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Sapucaia, Flávio dos Santos. A gestão da tutoria no curso para ingressantes da escola de formação de professores do Estado de São Paulo: possibilitando novas abordagens pedagógicas em EaD. 2012. 198 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9662
Data de defesa: 28-Mai-2012
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Flavio dos Santos Sapucaia.pdf3,07 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.