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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9666
Tipo: | Tese |
Título: | Prouni: influências sobre a inclusão social dos seus egressos |
Autor(es): | Marco, Beatriz Di |
Primeiro Orientador: | Cappelletti, Isabel Franchi |
Resumo: | Este estudo que se utilizou do método qualitativo exploratório, cujo instrumento para coleta de dados foi uma entrevista estruturada aplicada em nove sujeitos egressos do Programa Universidade para Todos questionou se esta ação afirmativa inclui socialmente. Para maior entendimento da problemática, contextualiza o histórico das desigualdades característico da sociedade brasileira desde a sua colonização até os dias atuais. Aborda as reformas do ensino superior a fim de proporcionar o entendimento das ações referentes à implantação das políticas públicas atuais. Analisa os atos dos governos de Fernando Henrique Cardoso e Luis Ignácio Lula da Silva em relação ao ensino superior. Apresenta as ações afirmativas voltadas para o Ensino Superior implantadas no país. Discute conceitos de Políticas Públicas e ações afirmativas, bem como os de inclusão social. Através de indicadores de inclusão tais como mobilidade social, emprego formal, autonomia, empoderamento, felicidade, cidadania, conclui que uma ação afirmativa como o ProUni é capaz de incluir socialmente, de diminuir desigualdades e de promover a democracia |
Abstract: | The present study, which made use of qualitative exploratory method, whose data collection instrument was a structured interview applied in nine individuals graduated from the University For All Program, questioned if that affirmative action is socially inclusive. For a broader understanding of the problem, it contextualizes the historical inequalities characteristic of Brazilian society since its colonization to the present day. It approaches the Higher Education Reform in order to provide an understanding of the actions related to the implementation of current public policies. It analizes the actions of Fernando Henrique Cardoso and Luis Ignácio Lula da Silva governments related to higher education. It displays the affirmative actions related to higher education implemented in the country. It discusses concepts of public policies and affirmative actions, as well as social inclusion. Using inclusion indicators as social mobility, formal employment, autonomy, empowerment, happiness and citizenship, it concludes that an affirmative action as ProUni is able to include socially, to reduce inequalities and to promote democracy |
Palavras-chave: | ProUni Ações afirmativas Desigualdade Inclusão social Affirmative actions Inequality Social inclusion |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Marco, Beatriz Di. Prouni: influências sobre a inclusão social dos seus egressos. 2012. 82 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9666 |
Data do documento: | 20-Jun-2012 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo |
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