???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9692
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAbuchaim, Beatriz de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751108D6por
dc.contributor.advisor1Campos, Maria Malta-
dc.date.accessioned2016-04-27T14:31:03Z-
dc.date.available2013-01-29-
dc.date.issued2012-12-13-
dc.identifier.citationAbuchaim, Beatriz de Oliveira. Currículo, planejamento pedagógico e cotidiano na pré-escola: do prescrito-planejado ao experenciado-vivido. 2012. 320 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/9692-
dc.description.resumoDada a grande expansão de matrículas na educação infantil no país, torna-se necessário estudar como essa educação está sendo construída, ou seja, que oportunidades de desenvolvimento, sociabilidade e aprendizagem realmente vêm sendo oferecidas às crianças. Inúmeros estudos têm mostrado que a qualidade das práticas educacionais está intrinsecamente relacionada a um currículo bem construído e a um planejamento consistente das atividades, que atenda tanto as prescrições curriculares quanto os interesses das crianças. Por tudo isso, esta pesquisa objetivou investigar como se dá a transposição do prescrito no currículo para o planejamento e deste para o cotidiano de instituições de Educação Infantil, mais especificamente de pré-escolas. Para tanto, foram realizados estudos de caso em duas instituições públicas de educação infantil do município de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com a supervisora da Diretoria Regional de Educação, professores, diretores e coordenadores pedagógicos. Foram realizadas observações do cotidiano de grupos de pré-escola e foram analisados os seguintes documentos: orientações curriculares municipais, projetos pedagógicos das unidades e planos dos professores. Os resultados indicam que a mediação do professor é fundamental para transpor o que está no currículo para o cotidiano, procurando integrar os interesses das crianças, concepções do projeto pedagógico da instituição e suas próprias intenções educativas. Nesse processo, o planejamento tem um papel importante no sentido de propiciar momentos de reflexão ao professor sobre sua prática, envolvendo a escrita sobre o que aconteceu e o registro do que está por vir, o debate com a equipe sobre o cotidiano e a pesquisa para subsidiar o seu trabalhopor
dc.description.abstractConsidering the huge increase in Early Childhood Education (ECE) coverage in Brazil in the last few decades, it has become very important for Brazilian researchers to study the quality of this education. That is, to describe which are the social and learning opportunities available for children in ECE institutions. Many studies have shown that educational practices quality is strongly related to a well-structured curriculum and good pedagogical planning, which responds to curriculum prescriptions and also to children s interests. Having said that, this research aimed to study how the curriculum is transposed into a pedagogical planning and then into everyday life in a pre-school. Two ECE institutions were investigated in São Paulo, using the case study methodology. Data were collected by means of interviews with teachers, supervisors and directors. Observations were made to describe the everyday life of preschool groups. The following documents were analyzed: municipal curriculum, ECE institution curriculum and pedagogical planning of the classrooms observed. The results indicate that teachers play a crucial role to implement the curriculum in everyday life. In their work, they usually try to compose a practice based on children´s interests, conceptions of the curriculum and their own conceptions about Education. In this process, the activity of planning is considered important in order to provide moments for teachers to think over their practices, once they have time to: write about the past and project the future; debate with the team about daily events and do research to support their workeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-27T14:31:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Beatriz de Oliveira Abuchaim.pdf: 20766521 bytes, checksum: c6d4cd300bdb59c4fc9f0f12aa213966 (MD5) Previous issue date: 2012-12-13eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22722/Beatriz%20de%20Oliveira%20Abuchaim.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPlanejamento pedagógicopor
dc.subjectCotidianopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectPedagogical planningeng
dc.subjectPre-school curriculumeng
dc.subjectEveryday lifeeng
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.titleCurrículo, planejamento pedagógico e cotidiano na pré-escola: do prescrito-planejado ao experenciado-vividopor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Beatriz de Oliveira Abuchaim.pdf20,28 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.