???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9702
Tipo do documento: Tese
Título: O professor do ensino superior, suas características e suas competências: um profissional da educação
Autor: Rodrigues, Jorge Luiz Knupp
Primeiro orientador: Masetto, Marcos Tarciso
Resumo: As exigências impostas pelo contexto da realidade em que estamos inseridos, definem novas questões a respeito do docente universitário. Em primeiro lugar, no contexto universitário, os docentes não são homogêneos. São indivíduos egressos de formação diferenciada, uns possuem formação didática, de acordo com o seu curso de formação; outros, como os que atuam na área do Direito, Administração, Engenharia, Economia etc. possuem apenas experiência profissional; muitos, ainda, não possuem experiência alguma. Visando observar e buscar mais dados sobre o quadro citado anteriormente, que não é raro encontrarmos nas universidades, desenvolvemos este trabalho que analisa através de um estudo teórico o posicionamento de diversos autores sobre as características e competências do docente do ensino superior, o professor como um profissional do ensino, o processo de formação de professores etc.. Para observação de alguns aspectos ligados a prática docente, além do estudo teórico, elaboramos também um projeto exploratório que orientou a realização de algumas atividades que podem contribuir para o estímulo do desenvolvimento de características e competências do professor do ensino superior, auxiliando a profissionalização docente. O projeto exploratório foi desenvolvido com a participação de 10 professores de uma faculdade particular do Litoral Norte Paulista e baseou-se em um curso denominado Professores em ação através da EAD , que utilizando-se de atividades presenciais e virtuais, essas últimas apoiadas no ambiente Teleduc e utilizando as ferramentas chat, portifólio e e-mail, buscou estimular os professores para o debate e reflexão sobre as competências do profissional do ensino superior. Após a realização deste trabalho, podemos afirmar que tivemos como resultado diversos pontos positivos, dentre eles os seguintes: a) Aumento da minha crença sobre as possibilidades de melhoria dos processos ensino e aprendizagem desenvolvidos no seio da organização escolar através da utilização de diferentes estratégias, inclusive aquelas ligadas as inovações tecnológicas; b) Maior conscientização dos professores sobre a necessidade do desenvolvimento de competências pedagógicas e sobre a necessidade de utilização de diferentes estratégias; c) Maior conscientização da faculdade sobre a necessidade de investir mais em capacitação docente, estimulando e proporcionando condições para que os docentes possam desenvolver-se continuamente; Gostaria de destacar que a contribuição desta iniciativa, ou seja, o desenvolvimento de um curso e uma pesquisa para subsidiar uma tese de doutorado, pode parecer algo simples, mas para a realidade do Litoral Norte Paulista e especificamente para as Faculdades Integradas Módulo, isto tem um significado especial, pois representa o marco inicial de um grande projeto de capacitação de professores através estratégias inovadoras incluindo ambientes informatizados e colaborativos, que se apresentam neste momento como algo necessário e que já demandam inclusive alguma ação de planejamento e contato com autoridades da área para a realização do mesmo. Palavras-chave: o docente do ensino superior, desenvolvimentos de competências, formação de professores, profissionalização docente, estratégias educacionais, ambientes informatizados e colaborativos.
Palavras-chave: desenvolvimento de competência
profissionalização docente
estratégias educacionais
ambientes informatizados e colaborativos
Professores universitários
Professores universitários - Formação profissional
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Rodrigues, Jorge Luiz Knupp. O professor do ensino superior, suas características e suas competências: um profissional da educação. 2005. 143 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9702
Data de defesa: 10-Mar-2005
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE jorge knupp.pdf1,96 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.