???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9722
Tipo do documento: Tese
Título: A confluência do currículo na criação de textos audiovisuais: uma proposta de uso dos meios para as (i)mediações
Título(s) alternativo(s): The confluence between curriculum and the creation of audiovisual stories: proposing media literacy experiences around school s territory
Autor: Barbiellini, Daniel Amadei Gonçalves 
Primeiro orientador: Almeida, Fernando José de
Resumo: Essa tese de doutorado aborda a necessidade das práticas de mediação pedagógica subsidiarem o desenvolvimento de um currículo narrativo a ser compartilhado por professores e alunos. A pesquisa está dividida em duas partes: discussão teórica partindo dos conceitos sobre mediação, senso crítico, currículo e território encontrados nas obras de Paulo Freire, Jesús-Martín Barbero, Ivor Goodson e Michel Maffesoli; e uma parte experimental, que demonstrou empiricamente o desenvolvimento do senso crítico de alunos do Fundamental II a partir de uma proposta de mediação pedagógica que envolveu a criação de textos audiovisuais. À luz da Ecosofia proposta por Michel Maffesoli, constatou-se a relevância do território, o entorno da escola, como espaço cognitivo que é criado por meio das interações entre sujeitos, cultura e tecnologia
Abstract: This Doctoral Thesis concerns on the need of mediated pedagogical practices suporting a narractive curriculum to be shared by teachers and students. The investigation is divided on two parts: one of those is looking through a theoretical reflection based on the following concepts: mediation, critical thinking, curriculum and territory. Those concepts could be found on works of theorists, respectively: Paulo Freire, Jesús-Martín Barbero, Ivor Goodson and Michel Maffesoli. It includes also, an experimental part that had exposed empirically an increase of critical thinking of students on elementary school by a mediated practice on digital storytelling. By influence of Michel Maffesoli s contributions on Ecosophy studies, this investigation demonstrates the meaning of school s territory as a cognitive place that emerges from interactions between individuals, culture and technology
Palavras-chave: Mídias na educação
Letramento audiovisual
Media litercy
Audiovisual literacy
Curriculum
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Barbiellini, Daniel Amadei Gonçalves. The confluence between curriculum and the creation of audiovisual stories: proposing media literacy experiences around school s territory. 2013. 126 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9722
Data de defesa: 21-Jun-2013
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daniel Amadei Goncalves Barbiellini.pdf872,72 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.