???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9742
Tipo do documento: Tese
Título: Avaliação de material didático digital na formação continuada de professores do ensino fundamental: uma pesquisa baseada em design
Autor: Silva, Katia Alexandra de Godoi e 
Primeiro orientador: Almeida, Maria Elizabeth de
Resumo: Esta pesquisa analisa as intervenções pedagógicas na formação continuada para favorecer a escolha e a avaliação de materiais didáticos digitais, visando compreender os processos de reflexão dos professores do ensino fundamental. A fundamentação teórica que pauta este estudo provém da tessitura dos conceitos sobre materiais didáticos digitais, dos instrumentos para escolha e avaliação desses materiais e dos referenciais que orientam o professor para a utilização das TDIC e suscitam a questão da avaliação dos materiais no formato digital, assim como as abordagens de formação de professores para a utilização das TDIC na Educação. A metodologia está centrada nas quatro etapas da Pesquisa baseada em Design. A primeira recai sobre o problema educativo. A segunda reside na escolha do artefato pedagógico. A terceira constitui as intervenções em contexto pedagógico. Já a quarta etapa apresenta orientações para a construção de princípios de design. Para dar suporte à terceira etapa, o contexto e o design das intervenções pedagógicas são descritos, já que não é possível compreender apenas o design pedagógico sem levar em conta o contexto em que se insere. A organização e identificação das categorias das intervenções foi realizada com o auxílio do software webQDA, e a análise relacional dessas intervenções em contexto pedagógico foi concretizada por meio do software CHIC, indicando que, de modo geral, os professores participantes da pesquisa desenvolveram uma postura autônoma, crítica e reflexiva no contexto de escolha, utilização e avaliação dos materiais didáticos digitais em suas práticas pedagógicas
Abstract: This research analyzes pedagogical interventions in continuing education, in order to promote the choice and evaluation of digital learning materials, aiming to understand the elementary school teachers processes of reflection. The theoretical framework that guides this study comes from the texture of the digital learning material concepts, tools for choosing and assessing these materials, and references that guide the teacher to use ICDT and raise the matter of evaluation of materials in digital format, as well as approaches to teacher training for the use of ICDT in Education. The methodology is focused on four steps of Design-based Research. The first one is about the educational problem. The second lies in the choice of pedagogical artifact. The third is about the interventions in educational context. Finally, the fourth step provides guidelines for building design principles. In order to support the third step, the context and design of educational interventions are described, since it is not possible to understand the pedagogical design alone without taking the context in which it operates into account. The organization and identification of intervention categories was conducted with the aid of webQDA software, and the relational analysis of these interventions in educational context has been performed by using CHIC software, indicating that, in general, teachers participating in the research developed an autonomously reflexive critical posture in the context of choice, use and evaluation of digital learning materials in their teaching
Palavras-chave: Materiais didáticos digitais
Referenciais de formação e certificação em TDIC
Design
Formação continuada de professores do ensino fundamental
Projeto UCA
Digital learning materials
Training references and ICDT certification
Continuous training of elementary school teachers
UCA Project
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Silva, Katia Alexandra de Godoi e. Avaliação de material didático digital na formação continuada de professores do ensino fundamental: uma pesquisa baseada em design. 2013. 241 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9742
Data de defesa: 10-Sep-2013
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Katia Alexandra de Godoi e Silva.pdf7,64 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.