???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9745
Tipo do documento: Tese
Título: Os usos das tecnologias digitais de informação e comunicação em um curso na modalidade a distância: uma abordagem na teoria da atividade e na gênese instrumental
Autor: Dainese, Carlos Alberto 
Primeiro orientador: Almeida, Maria Elizabeth de
Resumo: No desenvolvimento de cursos na modalidade de Educação a Distância (EAD) há predominância dos usos de artefatos do tipo Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) para criar um ambiente virtual de aprendizagem. Contudo, muitas vezes esses artefatos não atendem as expectativas dos sujeitos, pois em função da falta de experiência é dada maior atenção às funcionalidades do artefato e à separação entre sujeitos e sistemas computacionais; é necessário pensar a tecnologia em uso. O objetivo deste estudo foi investigar os usos das TDIC no desenvolvimento de um curso de capacitação na modalidade a distância em uma instituição pública. A base do estudo foi a Teoria da Atividade e a Gênese Instrumental. O curso ocorreu por meio de 3 disciplinas no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, cujas atividades foram desenvolvidas fazendo usos das TDIC. Participaram deste estudo 1 professor, 2 tutores locais e 10 alunos geograficamente dispersos. Os usos das TDIC nas disciplinas foram descritos e analisados por meio: a) do Projeto do Curso e da entrevista do professor, traçando as diferentes fases de desenvolvimento do curso como um sistema de atividade; e b) por meio dos registros do Moodle, que permitiu tanto a descrição da Gênese Instrumental do professor, tutor e aluno, como a análise estatística de mudanças através das frequências das TDIC. Os resultados mostraram que as mudanças ocorridas nas disciplinas e no sistema de atividade do curso estão em relação mútua entre a disponibilização, pelo professor, de tipos e frequências de TDIC, e as contradições geradas nos usos por aluno e tutor. Este estudo apresenta como contribuição uma abordagem genético-histórica de um sistema de atividade que permite reconstruir e analisar o desenvolvimento por meio das contradições internas. Isto pode ser utilizado como artefato para modelar soluções na EAD com os usos das TDIC, permitindo aos sujeitos encontrar as próprias ações expansivas e soluções. A pesquisa salienta que para os usos das TDIC na EAD é necessário que os processos prescritos e planejados que o instrutor está tentando implementar sejam contrastados e adaptados de acordo com os processos que estão sendo realizados pelos demais sujeitos.
Abstract: In the development of courses in Distance Education (DE), the uses of artifacts like Information and Communication Technology (ICT) predominate to create a virtual learning environment. However, these artifacts not always meet the expectations of the subjects, since, due to lack of experience, greater attention is paid to the functionalities of the artifact and the separation between users and computer systems; it is necessary to think about the technology in use. The aim of this study was to investigate the uses of ICT to develop a distance-learning training program in a public institution. This study was supported by the Activity Theory and Instrumental Genesis. The program offered three courses taught via Moodle Virtual Learning Environment, and the activities were developed through the use of ICT. The study included 1 teacher, 2 local tutors and 10 students geographically distant. The uses of ICT in the courses were described and analyzed according to: a) the program design and the teacher s interview, outlining the different stages of the program as an activity system, and b) through the records of Moodle, which allowed both the description of the Instrumental Genesis teacher, tutor and student, and the statistical analysis of changes through the frequencies of ICT. The results showed that changes in the courses and in the activity system of the program have a mutual relationship between the provision, by the teacher, of the types and frequencies of ICT, and the contradictions generated by the students and tutors uses. This study offers as contribution a genetic-historical approach of an activity system that allows for the reconstruction and analysis of the development through its internal contradictions. This can be used as a tool to model solutions in Distance Learning Education through the uses of ICT, allowing subjects to find their own solutions and expansion actions. Furthermore, this research emphasizes that, for the purposes of ICT in Distance Learning Education, it is necessary that the prescribed and intended procedures that the instructor is trying to implement be contrasted and adapted according to the processes that are being performed by other subjects
Palavras-chave: Teoria da atividade
Gênese instrumental
Educação a distância
Activity theory
Instrumental genesis
Distance education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Dainese, Carlos Alberto. Os usos das tecnologias digitais de informação e comunicação em um curso na modalidade a distância: uma abordagem na teoria da atividade e na gênese instrumental. 2013. 214 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9745
Data de defesa: 26-Sep-2013
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carlos Alberto Dainese.pdf1,37 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.