???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9761
Tipo do documento: Tese
Título: Educação a Distância e Universidade Corporativa: um estudo sobre os sistemas de tutoria dos programas educacionais
Título(s) alternativo(s): Distance Education and Corporate Universities: a study about tutoring systems at educational programs
Autor: Dahmer, Alessandra Zago 
Primeiro orientador: Almeida, Fernando José de
Resumo: Esta tese de doutorado teve como objeto de estudo os sistemas de tutoria em programas educacionais a distância no contexto das universidades corporartivas (UC). Os resultados foram obtidos em pesquisa realizada com dez UC brasileiras que oferecem cursos educacionais exclusivamente a distância com apoio da tutoria. Os dados foram coletados mediante entrevistas e aplicação de um survey. A pesquisa teve por objetivos identificar as competências do tutor, as suas diferentes formas de atuação e como ele utiliza as tecnologias da informação e comunicação (TIC), mídias e recursos dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) nos cursos a distância das UC. Este estudo também objetivou verificar quais são as consequências da ausência do profissional tutor no trabalho formativo proposto pelas UC, incluindo o grau de aprendizagem dos alunos, a probabilidade de evasão, o aproveitamento do potencial de uso dos ambientes virtuais, entre outros. Permitiu ainda constatar que algumas competências e responsabilidades do tutor de cursos a distância das UC pesquisadas são semelhantes às de um tutor de instituições acadêmicas e que, conforme dados levantados, a falta desse profissional tem implicações na evasão de alunos. De modo geral, nos cursos a distância nas instituições pesquisadas, o tutor utiliza as TIC, mídias e os recursos dos AVA nas duas interfaces de comunicação, síncrona e assíncrona. A pesquisa mostrou também que não há um modelo só de tutoria, mas diversos, muitas vezes antagônicos. A conclusão é de que é necessário compreender o sistema de tutoria no contexto educacional em que está inserido e sobretudo a sua integração com o currículo e com movimentos dos planejamentos, das tecnologias e das atividades do tutor. Este trabalho contou com parte da produção da área de educação, apoiando-se sobretudo nos seguintes autores: Michael Moore, Jennifer O Rourke, Paulo Freire, Marisa Eboli e Fernando José de Almeida
Abstract: This thesis presents the outcomes of a research that analysed tutoring systems at distance education programs at corporate universities. Ten companies that currently offer educational courses exclusively in the distance learning format and count with tutoring support participated in the research. Research method included a survey and interviews. The research aimed to identify relevant tutor skills, their different ways of working and how tutors use Information and Communication Technologies (ICT) and media and resources of Virtual Learning Environments (VLE) in distance courses at corporate universities. The study also aimed to analyse the consequences of the absence of a professional tutor in trainings that are offered at corporate universities, including the effectiveness of learning among students, the degree of student abandonment in these courses, and the effectiveness of the use of the virtual environment, among others. The research also revealed that some competences and responsibilities of the tutor at distance courses at corporate universities are similar to those found among tutors at academic institutions. According to the gathered data, the absence of this professional has implications for the evasion of students. The research also revealed that generally tutors use synchronous and asynchronous media and resources of the LVE to establish communication interfaces at distance learning courses at the surveyed institutions. Research also shown that there is not only one model of tutoring but several different models, usually antagonist. The research concludes that it is necessary to understand the tutoring system in the educational context in which it is integrated with the curriculum and the wky on the previous woks of the planning of tutors moviments, technologies ans activitiee. The wok is based on the mainly on the previous works of the following authors: Michael Moore, Jennifer O'Rourke, Paulo Freire, Marisa Eboli and Fernando José de Almeida
Palavras-chave: Educação a Distancia: Educação corporativa
Tecnologias da informação e comunicação
Sistemas de tutoria
Distance Education
Corporate universities
Information and communication technologies
Tutoring systems curriculum
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Dahmer, Alessandra Zago. Distance Education and Corporate Universities: a study about tutoring systems at educational programs. 2013. 118 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9761
Data de defesa: 18-Dec-2013
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alessandra Zago Dahmer.pdf1,74 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.