???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9775
Tipo do documento: Tese
Título: Resiliência e tecnologias digitais móveis no contexto da educação básica: senta que lá vem a história
Título(s) alternativo(s): Resilience and mobile digital technologies in the context of basic education: there will go the history
Autor: Cerqueira, Valdenice Minatel Melo de 
Primeiro orientador: Almeida, Maria Elizabeth de
Resumo: A presente investigação de natureza narrativa integra-se na linha de pesquisa das Novas Tecnologias em Educação do Programa Educação: Currículo da PUC-SP. Trata-se de um estudo descritivo, de natureza qualitativa, e que se desenvolveu a partir da implantação do programa Dante Tablet no Colégio Dante Alighieri entre os anos de 2011 e 2012. O objetivo geral da pesquisa é observar, descrever e analisar as ações empregadas na implantação de um programa de integração das tecnologias digitais móveis da informação e comunicação (TDM) ao currículo de uma escola de educação básica, identificando as resiliências surgidas nesse processo. Para tanto, foram feitas análises de documentos que deixam transparecer a história e o cotidiano do referido colégio, entre os quais: relatos sobre a fundação do colégio, Regimento Interno, atas de reuniões dos comitês de gestão (docente e discente), apontamentos de práticas pedagógicas dos professores, além de questionários para professores das 1ª séries do Ensino Médio e alunos do Comitê Gestor Discente. A viagem rumo ao Paraíso do poeta Dante Alighieri, descrita na obra A Divina Comédia , foi utilizada como metáfora do processo metodológico. Relativamente à narrativa que sustenta esta tese, seu desenvolvimento foi conduzido de maneira espiralada, a partir do conceito de espiral de aprendizagem de Valente. A resiliência, neste trabalho, remete às ações que oferecem capacidade de superar dificuldades e transpor situações adversas, e foi estudada a partir de Simpson e Tavares. Além desses autores, o aporte teórico também referencia Almeida nas questões de web currículo e Freire na perspectiva da educação como intervenção no mundo, possibilitando mudanças e transformações. Ao longo do trabalho, identificaram-se quatro ações resilientes que foram preponderantes para a sustentação do programa Dante Tablet: a criação do Comitê Gestor Discente; a utilização ampliada do ambiente virtual de aprendizagem criado no MOODLE; a identificação e valorização de práticas exitosas que favoreceram aspectos relacionados com a autoria de alunos e professores; e a oferta de uma conexão de qualidade com a internet, que possibilitou a realização de atividades desde as mais simples, como a busca e seleção de informações, até aquelas que promovem a autoria dos alunos e, de forma colaborativa, a produção e a organização do conhecimento por meio de serviços nas nuvens. A identificação dessas ações se deu por meio de alguns indicadores que, estabelecidos a partir do trabalho de Fullan, são chamados nesta pesquisa de vetores a saber, necessidade, clareza, complexidade e qualidade. Em complemento à identificação das ações resilientes, constatou-se que o processo de integração das tecnologias digitais ao currículo deve ser pensado e efetivado a partir de uma reflexão, de um diálogo, com a participação de todos os sujeitos do ato pedagógico (em particular, professores, alunos e gestores) na perspectiva de uma gestão compartilhada, do web currículo, priorizando uma integração, em rede, de pessoas, ideias, conhecimentos e culturas. Finalmente, a expectativa é a de que este trabalho possa contribuir para a reflexão sobre integração das tecnologias digitais móveis ao currículo, no âmbito da educação básica brasileira
Abstract: This narrative-based work is attached to the line of research known as New Technologies in Education of Education Program: Curriculum from PUC - SP. This is a descriptive and qualitative-related study that evolved from the implementation of Dante Tablet program in Dante Alighieri School between 2011 and 2012. The overall objective of this work is to observe, describe and analyze the actions employed in the implementation of a program intended for the integration of information, communication, mobile and digital technologies into the curriculum of a school of basic education, while identifying the resiliencies arisen concerning this implementation. For this, we carried out analyses on documents that reveal the history and routine of the mentioned school, among them records of the institution s foundation, its Internal Regulations, accounts of meetings for training teachers, reports of students and teachers steering committees, notes of teaching practices, and questionnaires for teachers of tenth-grade secondary school and students of the Student Steering Committee. The journey to Paradise of the poet Dante Alighieri, described in the book "The Divine Comedy", was used as a metaphor of the methodological process. As to the narrative that supports this work, its development was conducted in a spiral manner, from the concept of Valente s spiral learning. In this paper, the idea of resilience, taken from Simpson and Tavares studies, refers to actions that provide the ability to overcome difficulties and adversities. In addition to these authors, the theoretical framework also comprehends Almeida with regard to issues on curriculum web and Freire over his view on education as an intervention in the world that enables change and transformation. Throughout the work, we identified four resilient actions that were predominant for the maintenance of Dante Tablet program, which are: the creation of the Student Steering Committee; the amplified use of Virtual Learning Environment (MOODLE); the identification, encouragement and enhancement of successful practices that favored aspects of students and teachers authorship; and the provision of a high-quality connection to the Internet, which allows activities involving since the simple ones, such as searching and selecting information, until those that promote students authorship and co-authorship as well as, in a collaborative way, the production and organization of knowledge through cloud computing. The verification of these actions was possible through some indicators that, established by Fullan, are called in this research vectors namely, need, clarity, complexity and quality. In addition to the identification of those resilient actions, another finding of this work was that the process of integration of digital technologies into curriculum should be designed and effected from a deep reflection and a broad dialogue, with the participation of each individual involved in the pedagogical task (in particular, teachers, students and administrators) so as to approach the subject from the perspective of a shared management of web curriculum, prioritizing an online integration of people, ideas, knowledge and cultures. Finally, the expectation is that this work can contribute to the debate on integration of mobile digital technologies into the curriculum within the Brazilian basic education
Palavras-chave: Resiliência
Tecnologias digitais móveis (TDM)
Web currículo
Resilience
Mobile digital technology (MDT)
Curriculum
Curriculum web
Tablets
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Cerqueira, Valdenice Minatel Melo de. Resiliência e tecnologias digitais móveis no contexto da educação básica: senta que lá vem a história. 2014. 289 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9775
Data de defesa: 26-Feb-2014
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Valdenice Minatel Melo de Cerqueira.pdf4,74 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.