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Tipo do documento: Dissertação
Título: Recursos educacionais abertos e direitos autorais em ambientes virtuais de aprendizagem: conflitos e perspectivas
Autor: Manole, Daniela 
Primeiro orientador: Almeida, Fernando José de
Resumo: O elemento propulsor desta pesquisa surge em um cenário de crescente uso da web 2.0/3.0 para autoria na internet concomitante ao aumento exponencial de iniciativas educacionais massivas em ambientes virtuais de aprendizagem com intenso uso de tecnologia, em que o uso de recursos educacionais abertos com as respectivas licenças creative commons e os materiais protegidos por direitos autorais contrapõem-se a materiais sem qualquer indicação de licença atrelada, ao mesmo tempo em que há uma tensão entre a autoria do trabalho criativo de professores e alunos e a quem pertence os frutos dessa autoria. São objetivos desta pesquisa, a análise de alguns dos ambientes em que os conflitos estão presentes, o aprofundamento nos projetos de Leis, como a reforma à Lei de Direitos Autorais vigente, que procuram se adaptar à nova realidade, no Brasil e no mundo, e questionar e identificar os elementos curriculares e estratégias pedagógicas utilizadas nas concepções educacionais de ambientes virtuais massivos. Buscam-se na origem filosófica das mudanças ignitoras da cibercultura, as razões para as novas demandas de mudanças necessárias nos papéis do professor e do aluno. O problema é definido na exposição dos pontos de conflito entre Recursos Educacionais Abertos (REA) e direitos autorais nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), que, por sua vez, podem compreender diversos Objetos de Aprendizagem (OA), descritos em inúmeros documentos recentes citados ao longo deste trabalho. Os resultados apresentados neste estudo sugerem que, em uma perspectiva de curto a médio prazo, os objetos de aprendizagem que formam o escopo de um curso hospedado em um dado ambiente virtual, seja ele de uma instituição pública ou privada, precisam ser padronizados e conter explicitamente, em forma de metadados, os tipos de licenças embutidas, se são provenientes de conteúdos protegidos ou compõem-se de recursos educacionais abertos licenciados sob creative commons. A possibilidade de utilizar objetos de aprendizagem com a aposição completa das licenças nos metadados, depende do conhecimento dos professores, tanto para a autoria, quanto para o reúso de OA de outros autores, para que apliquem os preceitos estabelecidos
Abstract: The key elements of this work emerge in an environment of an enormous use of web 2.0/3.0 for authorship together with a exponential growth of massive online educational initiatives with strong technology usage, where open educational resources with creative commons licenses and copyrighted materials oppose to materials without any indication of license, and at the same time there is a tension on the creative work of professors and students as to whom belongs its fruits. This research aims to analyze some of these environments where the conflicts are present, get to know the Bills of Law that tries to adjust to the new reality, in Brazil and elsewhere, as well as questioning and identify the key curriculum elements and pedagogical strategies used in the educational conceptualization of massive virtual environments. Through search one seeks comprehension of philosophical changes at todays cybernetic moment, trying to understand the need of change in teachers and students new roles. The problem is defined as the exposure of points of conflict between Open Educational Resources (OER) and copyrights in virtual learning environments, which in turn could comprehend a group of Learning Objects (LO), cited in various documents within this work. The results of this work suggests that in short and mid term learning objects which form the contents of a course kept in a virtual environment from a public or private institution, needs to be standardized and should explicitly contain, in metadata format, the kinds of embedded license whereas from copyrights or open educational resources under creative commons. The possibility of using LO with the appropriate and complete license information within metadata, depends on faculty knowledge for authorship as well as reuse of LO from another authors, so established principles can be applied
Palavras-chave: Ambientes virtuais de aprendizagem
Recursos educacionais abertos
Direitos autorais
Autoria
MOOC
Curriculum
Virtual learning environment
Open educational resources
Copyrights
Authorship
Massive open online courses
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Manole, Daniela. Recursos educacionais abertos e direitos autorais em ambientes virtuais de aprendizagem: conflitos e perspectivas. 2014. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9797
Data de defesa: 29-Sep-2014
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

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