REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9810
Tipo: Dissertação
Título: A formação permanente dos professores de educação física no contexto da política educacional do Município de Suzano-SP
Autor(es): Silva, Wellington Dantas da
Primeiro Orientador: Chizzotti, Antonio
Resumo: Diante do número de municípios paulistas que nos últimos tempos passaram a inserir a disciplina de Educação Física na matriz curricular dos primeiros anos do Ensino Fundamental e da relevância da formação permanente para o desenvolvimento profissional dos professores desta disciplina, buscou-se por meio deste estudo evidenciar as contribuições e as limitações decorrentes do processo de formação permanente desenvolvido no município de Suzano-SP, no decorrer do biênio 2011-2012, em função dos professores de educação física que atuavam nas escolas da rede municipal. Nesse período, a Secretaria Municipal de Educação, considerando os princípios estruturantes de sua Política Educacional, desenvolveu um processo de formação permanente específico para os professores de educação física, priorizando o envolvimento e a participação dos professores na organização das ações formativas. Dessa maneira, com base numa abordagem qualitativa de pesquisa, realizou-se um estudo descritivo do tipo levantamento no intuito de alcançar o objetivo proposto por meio de uma análise das interpretações dos sujeitos de pesquisa em relação ao modelo de formação oferecido pelo município de Suzano. Os instrumentos de coleta de dados utilizados para esta tarefa foram o questionário, com questões abertas e fechadas, e uma entrevista semiestruturada. Os resultados apontam limitações no desenvolvimento do processo formativo, como por exemplo: a dependência ainda marcante de um especialista para legitimar a formação oferecida. Por outro lado, a troca de ideias e experiências entre os envolvidos foi vista de forma positiva, aproximando os professores dos problemas enfrentados pela rede e pelos próprios companheiros de profissão
Abstract: Given the number of counties that recently started to enter the Physical Education curriculum in the early years of elementary school and the importance of ongoing training for the professional development of teachers of this subject, we sought through this study highlight the contributions and limitations arising from the ongoing formation process developed in the city of Suzano-SP, during the 2011-2012 biennium, according to the physical education teachers who worked in municipal schools. During this period, the City Department of Education, considering the structural principles of his educational policy, developed a specific process of ongoing training for physical education teachers, emphasizing the involvement and participation of teachers in the organization of training activities. Thus, based on a qualitative research approach, performed a descriptive study of the survey type in order to achieve the proposed through an analysis of the interpretations of the study subjects in relation to the training model offered by the city of Suzano goal. The data collection instruments used for this task were a questionnaire with open and closed questions and a semistructured interview. Results point out limitations in the development of the educational process, such as: a still remarkable dependence on an expert to legitimize the training offered. Moreover, the exchange of ideas and experiences among stakeholders was viewed positively, bringing teachers of the problems faced by network and own fellow professionals
Palavras-chave: Políticas Educacionais
Formação permanente
Políticas de Formação Permanente. Educação Física
Educational policy
Ongoing formation
Policies for ongoing formation
Physical education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Silva, Wellington Dantas da. A formação permanente dos professores de educação física no contexto da política educacional do Município de Suzano-SP. 2014. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9810
Data do documento: 1-Dez-2014
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Wellington Dantas da Silva.pdf874,03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.