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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9813
Tipo do documento: Tese
Título: Brincando para aprender ou aprender brincando: a ludicidade no cotidiano da creche
Autor: Jóia, Adelaide 
Primeiro orientador: Chizzotti, Antônio
Resumo: A presente pesquisa discute a política pública de educação infantil no que se refere às concepções de atendimento e às práticas pedagógicas presentes nas creches públicas. O município estudado é Caieiras/SP, cuja proposta curricular sofreu mudança a partir de 2008, passando da tradicional forma de atendimento, na qual a dicotomia entre o cuidar e o educar estava evidenciada na rotina com horários determinados para atividades de cuidado e horários determinados para atividades educacionais para uma proposta que privilegia o brincar e, aparentemente, integra o cuidar e o educar. A questão norteadora do trabalho foi: Qual o lugar que a ludicidade ocupa hoje nas instituições de educação infantil, de zero a três anos, e as possíveis relações e contradições estabelecidas entre as teorias que apontam para uma educação infantil integral e as práticas vigentes? O objetivo foi o de compreender se, na nova configuração, as crianças, de fato, estão brincando mais e como ocorrem as brincadeiras. Os procedimentos técnicos utilizados para a realização da pesquisa, que se revela como um estudo de caso, foram observação participante, entrevista semiestruturada com educadoras, estagiária, coordenador pedagógico, diretora e supervisora. A sistematização dos dados pautou-se em três categorias de análise: 1) a relação entre as profissionais e as crianças; 2) a visão das educadoras sobre o brincar; e 3) a formação profissional das educadoras. A análise do material coletado aponta para um contexto educacional complexo, com práticas autoritárias e dicotomizadas, envoltas em um cenário aparentemente lúdico
Abstract: This Research discusses the public policies of early childhood education regarding concepts of care and pedagogical practices in public daycare centers. The Research subject is the municipality of Caieiras, in the State of São Paulo, whose curriculum proposal has undergone changes since 2008, moving from a traditional form of care, in which the dichotomy between care and education was evidenced in the routine with schedules for care activities and educational activities for a proposal focusing on playing and apparently integrating care and education. The guiding question of this Research is: What is the place that playfulness occupies today in early childhood education institutions, attending children from zero to three years old, and what are the possible relations and contradictions established between theories pointing towards a comprehensive early childhood education and the current practices? The aim is to understand if, in the new configuration, the children who attend these places are really playing more and how the playing occurs. The methodological procedures used to conduct this case study Research were participant observation, semistructured interviews with educators, trainee, pedagogical coordinator, director and supervisor. The data systematization was based on three categories of analysis: 1) the relationship between the educators and the children of the daycare center; 2) educators views about playing; and 3) the professional development of the educators. The data analysis points towards a complex educational context with authoritarian dichotomized practices in an apparently playful scenario
Palavras-chave: Educação infantil
Creche
Ludicidade
Brincadeiras
Aprendizagem
Early childhood education
Daycare
Playfulness
Playing
Learning
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Jóia, Adelaide. Brincando para aprender ou aprender brincando: a ludicidade no cotidiano da creche. 2014. 154 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9813
Data de defesa: 3-Dec-2014
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

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